Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O Espírito Santo triunfa em nós dos espíritos do mal

Diádoco de Foticeia (c. 400-?), bispo 
Cem Capítulos sobre o Conhecimento, 6, 26ss.; PG 65, 1169ss.


É luz de verdadeiro conhecimento discernir sem erro o bem do mal. […] Com efeito, aqueles que combatem devem preservar a todo o momento a calma do pensamento; assim, o espírito poderá discernir as sugestões que o atravessam, e depositará no tesouro da memória as que são boas e vêm de Deus, rejeitando as que são más e diabólicas. Quando o mar está calmo, os pescadores apercebem-se dos movimentos que têm lugar nas suas profundezas, a tal ponto que quase nenhum dos seres que as percorrem lhes escapa; mas, quando é agitado pelos ventos, esconde nessa sombria agitação aquilo que se dispõe a mostrar nos momentos de tranquilidade. […]

O Espírito Santo é o único a quem pertence purificar o espírito pois, a menos que venha algum mais forte que apanhe o ladrão, o produto do roubo não poderá ser recuperado. Devemos, pois, por todos os meios, mas em especial pela paz da alma, oferecer uma morada ao Espírito Santo, a fim de termos a lâmpada do conhecimento sempre acesa em nós. Pois, se ela brilha sem cessar em todos os recessos da alma, não somente todas as insinuações pesadas e sombrias dos demónios se tornam evidentes, como ainda enfraquecem consideravelmente, apagadas por esta luz santa e gloriosa. É por isso que o apóstolo Paulo nos diz: «Não extingais o Espírito!» (1Tes 5, 19).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: