Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

«Estai preparados»

Beato Guerric d'Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense 
1º Sermão para o Advento, 2-3; SC 166


«Na tua palavra tenho posto toda a minha esperança» (Sl 118,81 Vulg). […] Esperando em Deus e transbordando de fé, juntarei a esperança à esperança, mesmo se à provação se juntar nova provação, se à demora se juntar maior demora. Porque estou certo de que mesmo «se tardar, espera por ela igualmente; que ela cumprir-se-á, com toda a certeza não se prolongará» (Hab 2,3) para além do tempo determinado e favorável.

Que tempo favorável será esse? É o tempo em que se há-de completar o número dos companheiros (Ap 6,11), em que se consumará o adiamento da misericórdia concedida para o arrependimento. Escutai Isaías […] explicar por que razão o Senhor adia o julgamento: «Mas o Senhor espera para Se apie¬dar de vós, aguenta para Se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus justo, e ditosos os que nele esperam» (30,18). Vede portanto, se fordes sábios, como empregar a trégua devida a esse adiamento. Se sois pecadores, essa trégua é-vos dada para fazerdes penitência e não para viverdes na negligência; se fordes santos, será para avançardes na santidade e não para desfalecerdes na fé. Porque «se um mau servo disser consigo mesmo: “O meu senhor está a demorar”, e começar a bater nos seus companheiros, a comer e a beber com os ébrios, o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e à hora que ele desconhece; vai afastá-lo e dar-lhe um lugar com os hipócritas». […]

Sim, esperar verdadeiramente o Senhor é guardar nele a nossa fé, mesmo se estivermos privados da consolação da sua presença, é não seguirmos o sedutor, mas ficarmos suspensos até ao regresso do Senhor. É o que diz ainda o Senhor pela boca do profeta: «O meu povo estará suspenso até que Eu torne» (Os 11,7 Vulg). «Suspenso», expressão bela e exacta, que significa que, estando entre o céu e a Terra, não podemos ainda atingir os bens celestes, sem que por isso queiramos tocar nas coisas da Terra.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: