Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O teu Criador é o teu Esposo

São João Paulo II, papa 
Carta Apostólica «Mulieris dignitatem / A dignidade da mulher», § 25 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana, rev.)


Se o amor de Deus para com o homem, para com o povo escolhido, Israel, é apresentado pelos profetas como o amor do esposo pela esposa, tal analogia exprime a qualidade esponsal e o caráter divino e não humano do amor de Deus: «O teu esposo é o teu Criador [...] que se chama Deus de toda a terra» (Is 54,5). O mesmo se diga também do amor esponsal de Cristo redentor: «Com efeito, Deus amou tanto o mundo que lhe deu o Seu Filho unigénito» (Jo 3,16). Trata-se, portanto, do amor de Deus expresso mediante a redenção, operada por Cristo. […]

Segundo a Carta aos Efésios, a esposa é a Igreja, tal como para os profetas a esposa era Israel: portanto, é um sujeito coletivo, e não uma pessoa singular. Este sujeito coletivo é o Povo de Deus, ou seja, uma comunidade composta de muitas pessoas, tanto homens como mulheres. «Cristo amou a Igreja» (5,25) precisamente como comunidade, como Povo de Deus e, ao mesmo tempo, […] amou cada pessoa singularmente. De facto, Cristo redimiu todos, sem excepção, todos os homens e todas as mulheres.

Na redenção exprime-se justamente este amor de Deus e realiza-se, na história do homem e do mundo, o caráter esponsal desse amor. Cristo entrou na história e permanece nela como o Esposo que «Se entregou a Si mesmo» (cf. v. 25). Entregar-se significa tornar-se um dom sincero, da maneira mais completa e radical: Ninguém tem maior amor do que este (cf Jo 15,13). Nesta concepção, por meio da Igreja, todos os seres humanos — tanto homens como mulheres — são chamados a ser a Esposa de Cristo, Redentor do mundo.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: