Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 28 de junho de 2014

'Novos Cristãos novos' (excerto)

Em França, está a surgir uma nova geração europeia de novos cristãos, mais coerentes e mais interventivos

Segundo duas sondagens publicadas no Figaro Magazine, estes novos cristãos são mesmo cristãos novos, pois têm entre 16 e 30 anos. São quase todos católicos praticantes: 90% confessam-se como tais. Mais curioso ainda é que, segundo a mesma fonte, 77% destes novos cristãos considera que a devoção eucarística é “essencial”, ou “muito importante”, nas suas vidas, e 6% vai à Missa todos os dias. Apesar da recorrente oferta das ‘missas-espectáculo’ ou meras ‘ceias’, ao jeito evangélico ou modernista, estes novos crentes procuram celebrações genuinamente católicas, porque prezam uma autêntica liturgia. Sem cedências, contudo, aos saudosismos tradicionalistas, e sem simpatias integristas. Significativamente, 58% dos inquiridos concorda com a doutrina católica em matéria sexual.

Depois dos catho-comunistes, temos agora os catho-catho: 72% destes novos fiéis preferem identificar-se como “católicos”, em vez de “cristãos”, ao invés do que acontecia nos anos 70.

Serão estes novos cristãos novos os profetas que prenunciam – finalmente! – o renascimento espiritual da filha mais velha da Igreja?! Talvez ainda não, mas não restam dúvidas de que são uma lufada de ar fresco e de esperança para a Igreja francesa e para o Cristianismo de toda a velha Europa.

Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada, excerto artigo 'Novos Cristão novos' publicado no 'i' online AQUI

Sem comentários: