Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 7 de junho de 2014

As nossas limitações ajudam-nos a servi-Lo

Todos temos consciência de que, mesmo esforçando-nos com sinceridade por seguir os passos do Senhor, experimentamos quotidianamente as nossas limitações. O estado de saúde ou de doença, as contrariedades do dia, as naturais preocupações – que não nos devem tirar a paz – pelas pessoas que amamos, pelas necessidades da Igreja e da sociedade, são matéria-prima para fazermos atos de esperança. S. Josemaria aconselhava a renovarmos em cada manhã com um sérviam decidido – quero servir-Te, Senhor! – o propósito de não ceder, de não cair na preguiça ou na apatia, de enfrentar as tarefas com mais esperança, com mais otimismo, com a certeza de que, se saímos vencidos nalguma luta, podemos superar essa queda com um ato de amor sincero[4].

A vida de um discípulo de Cristo não consiste numa negação contínua nem em reprimir o desejo de felicidade que tem no coração. Mais ainda, como escreveu o Papa Bento XVI: «precisamos das esperanças (…) que, dia após dia, nos mantêm a caminho» [5]. Assim se exprimia ele numa Encíclica, reconhecendo que, «na sucessão dos dias, o ser humano tem muitas esperanças – menores ou maiores –, diferentes segundo os períodos da sua vida» [6], que o ajudam a marcar metas, a não afrouxar no seu peregrinar terreno. Muitas vezes os planos humanos ocupam tudo e não dão lugar a outras esperanças. Acontece sobretudo aos jovens e aos que começam a abrir caminho na sua atividade profissional, que talvez possam experimentar uma espécie de miragem enganadora. Mas quando essas aspirações fracassam ou não se realizam como se tinha imaginado, comentava Bento XVI, «percebe-se claramente que isso, na realidade, não era tudo. Torna-se evidente que o homem precisa de uma esperança que vá mais além. Percebe-se claramente que só se pode contentar com algo de infinito, algo que será sempre mais do que aquilo que ele alguma vez poderá alcançar (…). Esta grande esperança só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, não podemos conseguir» [7].

[4]. S. Josemaria, Amigos de Deus, n. 217.
[5]. Bento XVI, Encíclica Spe salvi, 30-XI-2007, n. 31.
[6]. Bento XVI, Encíclica Spe salvi, 30-XI-2007, n. 30.
[7]. Bento XVI, Encíclica Spe salvi, 30-XI-2007, nn. 30 e 31.


(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de junho de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: