Um grupo de portugueses vai oferecer ao papa Francisco uma escultura de Cristo na cruz com quase três metros de altura, iniciativa que, segundo os promotores, pretende sensibilizar para a teologia do corpo humano.
A estátua de Cristo na Cruz com Maria, com o título de Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja), será oferecida ao papa Francisco numa audiência a 18 de junho de 2014, em Roma, numa iniciativa da ACAR - Associação Cultural Amor e Responsabilidade, com sede em Caldas da Rainha.
Com 2,70 metros de altura e 1,80 metros de largura, a escultura, que representa Cristo na cruz com sua mãe Maria, foi originalmente concebida pelo padre Miguel Pereira, da paróquia das Caldas da Rainha, para o IV Simpósio Internacional sobre Teologia do Corpo, que se realizou em Fátima em Junho de 2013, explica a ACAR em comunicado.
Feita pelo atelier Carlos Oliveira, a escultura foi inspirada nos ensinamentos e reflexões do então papa e agora santo João Paulo II incluídos numa série de catequeses dadas nas audiências de quarta-feira, entre 1979 e 1984, sobre a sexualidade, o amor humano e a família.
A escultura é ainda inspirada na cruz da Unidade adoptada pelo movimento Schoenstatt, movimento católico surgido na Alemanha em 1914 de forte devoção à Virgem Maria.
"Com a criação desta estátua, os promotores pretendem não só associar a escultura à fé, mas também sensibilizar para a teologia do corpo, uma visão nova e surpreendente que revaloriza o corpo humano -- algo sagrado que até Deus-Filho assume irrevogavelmente quando encarna e ressuscita", explica o comunicado.
Durante os meses que precederam o IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, a cruz percorreu várias paróquias das dioceses de Lisboa, Setúbal, Leiria-Fátima e Coimbra para anunciar o simpósio.
No âmbito desta iniciativa, foi lançada uma campanha de apelo para o envio de mensagens dirigidas ao papa Francisco, que serão entregues juntamente com a escultura na audiência.
As mensagens poderão enviadas através da plataforma online www.teologiadocorpo.org até 13 de Junho.
Lusa/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário