Nesta segunda reflexão, sobre o mesmo tema dos divorciados re-casados, gostaria de ponderar, (partindo sobretudo da minha experiência pessoal), sobre alguns aspectos mais práticos, (digamos assim), da necessidade de percebermos quais os caminhos, quais as dificuldades, quais as “pedras de tropeço” que tantas vezes se colocam neste acolhimento em Igreja a estes irmãos que vivem estas situações chamadas “canonicamente irregulares”.
Vivemos um tempo em que a família é o tema permanente, e estas famílias merecem toda a nossa atenção, sobretudo porque querem viver a fé em Igreja, porque é em Igreja que elas sabem que encontram Deus, o amor de Deus, imprescindível à sua união familiar e ao sentido das suas vidas.
O facto de nos encontrarmos no Santuário de Fátima, leva-me a pensar quantas famílias nestas situações aqui vêm, tentando encontrar respostas, tentando encontrar compreensão, tentando encontrar paz e acolhimento, pelo que, devem dirigir-se provavelmente aos serviços da Confissão, para além de outros meios que procurem para se sentir em Igreja, para não se sentirem excluídos.
Conheço alguns casos destas famílias que, dada a sua formação cristã de base ou de tradição cristã, os leva a colocar os seus filhos, fruto da nova relação, na catequese, e chamados por causa desse facto a frequentarem as festas e celebrações da Igreja, acabam por sentir a necessidade espiritual de procurarem Deus, e assim procurarem a ajuda da Igreja nesse seu desejo, nessa sua vontade de viver a fé no seu dia-a-dia.
Isto para além de tantos outros casos em que essa ligação à Igreja sempre existiu e continua a existir, mas muitas vezes com incompreensões, dificuldades e algumas revoltas, sobretudo pelo facto de não poderem aceder à comunhão eucarística.
E existem alguns lapsos, incorrecções, muitas vezes proferidas nas nossas conversas com essas pessoas e não só, que sendo muito simples, não deixam de provocar confusão e apreciações erradas, não só daqueles que vivem essas situações, mas também daqueles que em Igreja deviam acolher e amar, e acabam por não conseguirem transmitir o que seria desejável.
Por exemplo, fala-se muitas vezes em anulação do Matrimónio.
Ora sabemos nós, (que tirando casos extremamente raros e específicos), a Igreja não anula Matrimónios.
A Igreja, pelos Tribunais Eclesiásticos, depois de um processo, pode declarar a Nulidade, o que significa, como todos sabemos, que aquele Matrimónio nunca existiu, e se nunca existiu não pode obviamente ser anulado.
Pode parecer que isto não tem importância nenhuma, mas realmente tem, e muita, porque se a Igreja anulasse um Matrimónio estaria no fundo a conceder um divórcio, algo que é impossível acontecer, pois colocaria o Sacramento do Matrimónio no mesmo nível de um qualquer casamento civil.
E se os sacerdotes sabem isto, os leigos, ou um grande número de leigos não o sabem, e ao passarem esta imagem da anulação do matrimónio, acabam por provocar uma ideia que uns, (por qualquer relação de poder ou riqueza), podem conseguir essa anulação e os outros não.
Tive e tenho inúmeras discussões, (no bom sentido, claro), por causa deste assunto e a maior parte das vezes a indignação daqueles com quem discuto vão nesse sentido, de haver uma Igreja para uns que tudo conseguem, e uma Igreja para outros que nada obtêm.
Este tipo de conversas exige de nós uma imensa paciência, porque temos de explicar esta importantíssima diferença entre nulidade e anulação, e mesmo assim, muitas vezes é difícil a compreensão daqueles que vivem essas situações.
(continua)
Joaquim Mexia Alves
Nota:
Texto da segunda intervenção da recoleção para sacerdotes, no Santuário de Fátima, que orientei no dia 7 de Abril passado, a convite do Senhor D. António Marto.
O texto é, obviamente, algo extenso, pelo que o publicarei aqui em diversas partes.
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