Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Frei Ricardo Rainho é o novo superior da Ordem do Carmo em Portugal

O frei Ricardo dos Reis Rainho foi eleito superior maior da Ordem do Carmo em Portugal, durante o capítulo eletivo que terminou hoje em Fátima, escolha que o surpreendeu e que aceita com “humildade e entrega ao serviço”.

“Recebi a eleição com alguma surpresa mas os confrades depositaram esta confiança em mim e eu com a minha humildade e simplicidade aceitei especialmente nesta perspetiva de serviço à ordem, ao comissariado e a Portugal”, disse hoje à Agência ECCLESIA o religioso.

O novo superior encara como desafios para estes três anos “a consolidação da missão da Ordem do Carmo em Portugal nos dias de hoje, reforçando a presença”.

“Há seis comunidades ao todo no país, são poucos os padres da congregação e há muito trabalho, mas há muita disponibilidade para todos serem dinamizadores da espiritualidade carmelita em Portugal, junto das pessoas que nas paróquias e noutros sítios se cruzam com os carmelitas”, precisa.

Desde terça-feira até hoje, a Ordem do Carmo em Portugal esteve reunida na Casa de São Nuno, em Fátima tendo o encontro como tema ‘Dá-me de beber: a missão e a identidade do Carmelo no mundo de hoje’.

“No mundo atual as pessoas vivem alheadas da realidade espiritual e as dimensões da oração, da vida contemplativa e desta espiritualidade carmelita são testemunhos importantes que podemos transmitir”, afirma frei Ricardo dos Reis Rainho.

Presente durante estes dias esteve o prior geral da Ordem do Carmo, frei Fernando Millan Romeral que falou à Agência ECCLESIA da “importância histórica da Ordem do Carmo em Portugal para a congregação a nível internacional”.

O prior geral revela que, “apesar da falta de vocações”, a Ordem do Carmo está “a crescer muito nalguns pontos do mundo”, “em especial na Ásia.”

“O maior favor que a Ordem pode fazer à Igreja e ao mundo hoje em dia é a partilha do nosso carisma porque o mundo vive cheio de pressa e de superficialidade e as pessoas precisam de vida interior, para uma profundidade profunda e verdadeira, para uma vida de oração saudável e como carmelitas temos muito para oferecer nesse aspeto”, revela o frei Fernando Romeral.

Este ano assinala-se o 500.º aniversário do nascimento de Santa Teresa de Ávila e as celebrações estão a ser “preparadas por uma comissão internacional”, numa parceria das congregações carmelitas.

Em Portugal, o frei Ricardo Rainho revela à Agência ECCLESIA que esta data vai ser celebrada “por toda a família teresiana em conjunto com os carmelitas descalços e as irmãs carmelitas”, que estão a organizar ao longo do ano encontros e formações.

Para finais de julho está agendada uma “grande peregrinação a Ávila”, Espanha, onde toda a família teresiana portuguesa vai marcar presença no inicio das celebrações dos 500 anos do nascimento de Santa Teresa.

O frei Ricardo Rainho é natural da Paróquia de Fátima, onde nasceu a 19 de outubro de 1964.

Depois de entrar na ordem e do ano de noviciado, realizado em Espanha, emitiu a profissão religiosa na Ordem do Carmo a 21 de setembro de 1986, sendo ordenado no dia 2 de setembro de 1989 na sua paróquia natal.

Neste capítulo eletivo foram ainda eleitos como conselheiros os freis Agostinho Marques de Castro, António Monteiro, Pedro José Martins Monteiro e Manuel Ribeiro de Freitas.

MD / Agência Ecclesia

Sem comentários: