Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 26 de março de 2014

"Estou tão habituado a ser gay e católico, que já esqueci como isso soa tão estranho" - Joseph Prever (agradecimento 'É o Carteiro!')

Já nem me lembro de que alguns cristãos pensam que sou o tipo mais pervertido (mas um pervertido que têm de tratar cordialmente), e de que alguns laicistas pensam que sou o tipo mais hipócrita.

Uns por eu sentir atracção por pessoas do mesmo sexo,  e os outros por eu não praticar essa atracção.

É melhor lerem de novo a última parte.
Exacto: sinto atracção por homens.

Não, eu não durmo com eles, pela mesma razão que montes de católicos não dormem com as pessoas com quem não estão casados. 

Acho que iam ficar espantados com a quantidade de vezes que as pessoas ouvem a primeira parte (ele é gay) mas não a segunda (ele é celibatário) – apesar da segunda parte ser a única que é da minha responsabilidade.

Certa vez escrevi todo um artigo sobre como é que é isto de ser celibatário e gay e católico, e sabem qual foi a primeira reacção que apareceu na caixa de comentários? 
-- "Arrepende-te!".


(...) Não me incomoda muito a palavra "gay", mas alguns de nós no espaço católico gay preferimos a expressão "atracção pelo mesmo sexo" (ingl. same sex attraction; abrev. SSA). Parece-me mais rigorosa que "gay" ou "queer" ou outras, porque dá a entender que a homossexualidade é qualquer coisa que eu tenho, mais do que qualquer coisa que eu sou. É assim que eu vejo as coisas.
Isso não quer dizer que eu não me identifique fortemente com aqueles aspectos do meu ser que é habitual serem associados à ideia de se ser "gay". Tenho sensibilidade musical, sou palavroso, sou intuitivo, tenho um forte sentido estético. 

Mas os homens com SSA não tem o monopólio dessas coisas, e o facto de eu ter essas características não significa que eu faça parte de uma cultura especial; significa apenas que eu sou eu próprio, e não sou outra pessoa.


Também não quero banalizar a experiência de ter SSA (atracção pelo mesmo sexo). O sexo não é tudo, mas, como qualquer pessoa que tenha disfunção sexual sabe, é muito. 

Juntem o aspecto sexual às outras coisas que homens e mulheres homossexuais frequentemente experimentam – depressão, baixa auto-estima, solidão, sensação (ainda que falsa) de ser totalmente diferentee vão descobrir que é uma cruz pesada.

Fonte:

ACKNOWLEDGEMENT

Joseph Prever. "The Truth About Same Sex Attraction." Catholic Exchange (February 14, 2014).
Reprinted with permission from the Catholic Exchange.  The original article can be found here.
Catholic Exchange seeks to bring the Good News of Jesus Christ as proclaimed by the Catholic Church to the world. 

THE AUTHOR
Joseph Prever graduated from the Thomas More College of Liberal Arts with a bachelor's degree in English and a penchant for romantic existentialism. He now lives in Massachusetts, where he works as a web developer and freelance writer. He blogs at gaycatholic.com about issues of faith, sexuality, and mental health. Michael Chabon is his favorite living author, and Dostoevsky is his favorite dead one.

Copyright © 2014 Catholic Exchange

Sem comentários: