Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 3 de março de 2014

D. Gerhard Müller: quais os "defeitos de nascença" que tornam um matrimónio nulo, inválido? (agradecimento ‘É o Carteiro!’)

«como amigos, como irmão e irmã»
Perguntas: responsabilidade de "É o Carteiro!"

29- Quais são os aspectos fundamentais que podem fazer com que um matrimónio católico não tenha sido "válido"? Isto é, o que é que faz que um matrimónio, embora tenha sido celebrado e festejado, tivesse logo de origem uma espécie de "defeito de nascença" de tal modo relevante que o matrimónio – apesar das aparências – nem sequer tenha chegado a existir?
A mentalidade contemporânea está bastante em contraste com a compreensão cristã do matrimónio, sobretudo em relação à sua indissolubilidade e à abertura à vida.
Considerando que muitos cristãos são influenciados por tal contexto cultural, os matrimónios são provavelmente com mais frequência não válidos nos nossos dias de quanto o eram no passado, porque é deficitária a vontade de se casar segundo o sentido da doutrina matrimonial católica e também a pertença a um contexto vital de fé é muito limitada.
Portanto, uma verificação da validade do matrimónio é importante e pode levar a uma solução dos problemas.

30- Bem, mas pode acontecer não se provar a nulidade do matrimónio. Um divorciado recasado que esteja nessa situação, não pode confessar-se e comungar de todo?
Quando não é possível comprovar uma nulidade do matrimónio, é possível a absolvição e a Comunhão eucarística se for seguida a aprovada prática eclesial que estabelece que se viva juntos «como amigos, como irmão e irmã».

Fonte:  artigo de D. Gerhard Ludwig Müller no Osservatore Romano

Sem comentários: