Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Papa diz que “a unidade é mais importante que as regras”

O Papa Francisco disse este sábado que a unidade na Igreja é mais importante que as regras particulares dos movimentos.

Num discurso perante membros do Caminho Neocatecumenal, reunidos em Roma, o Papa deixou várias recomendações e pediu flexibilidade na aplicação de regras: “A comunhão é essencial: por vezes pode ser necessário renunciar a respeitar todos os detalhes que o vosso itinerário exige, para garantir a unidade com os irmãos que formam a única comunidade eclesial, da qual se devem sentir parte”.

O Caminho Neocatecumenal tem um carisma missionário e são muitas as famílias que são enviadas para outros países e culturas para evangelizar. A estes em particular o Papa deixou a recomendação de respeitar a cultura que os acolhe.

Composto por comunidades que fazem um percurso intensivo de catequeses, o Caminho Neocatemunal inclui algumas práticas que nem sempre são bem compreendidas por católicos que não fazem parte do movimento. Por exemplo, o hábito de celebrar missas à porta fechada, bem como algumas adaptações feitas à liturgia, provocam por vezes alguma crispação nas comunidades em que o Caminho tem uma presença forte.

No seu discurso o Papa pediu aos presentes respeito e paciência por quem procura outros caminhos: “Nestes casos o exercício da paciência e da misericórdia por parte da comunidade é sinal de maturidade na fé. A liberdade de cada um não deve ser forçada e deve-se respeitar mesmo a decisão de quem procura, fora do Caminho, outras formas de vida cristã que o ajudem a crescer na resposta à chamada do Senhor”.

O encontro foi marcado pela bênção das famílias que vão partir agora em missão e por muitas músicas e ambiente de festa, que são também uma marca deste movimento.

Filipe d'Avilez

(Fonte: Rádio Renascença AQUI)


Vídeo da ocasião em italiano

Sem comentários: