Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

D. António Francisco dos Santos é o novo bispo do Porto

D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, foi hoje nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo do Porto, sucedendo a D. Manuel Clemente, que em julho de 2013 deixou a diocese para assumir o cargo de patriarca de Lisboa.

O novo responsável pela diocese nortenha era até agora bispo de Aveiro e anuncia o desejo, na sua primeira mensagem à Igreja Católica no Porto, de uma particular “presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem” para procurar fazer um “caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor”.

“Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos”, escreve, no texto enviado à Agência ECCLESIA.

O novo bispo do Porto manifesta “a alegria de servir a grande comunidade humana da Diocese”, com uma palavra especial aos “seus eleitos e representantes autárquicos, as autoridades locais, as universidades e escolas, instituições e associações”.

D. António Francisco dos Santos é natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na 'École Pratique de Hautes Études Sociales', com mestrado no Instituto Católico de Paris.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, e foi ordenado bispo em março do ano seguinte, na Sé de Lamego.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo de Aveiro por Bento XVI em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupa o cargo de vogal do Conselho Permanente e preside à Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

O prelado esteve à frente da Diocese de Aveiro durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração, tendo promovido nessa ocasião uma ‘Missão Jubilar’ que se encerrou em dezembro de 2013.

Ao longo desses meses, marcou presença, entre outros eventos, numa ‘Cristoteca’ com os jovens e ceou com sem-abrigo na Noite de Natal.

D. António Francisco dos Santos vai contar como bispos auxiliares com D. Pio Alves, atual administrador apostólico, D. António Bessa Taipa e D. João Lavrador.

A Diocese do Porto é mais populosa da Igreja Católica em Portugal, com mais de 2 milhões de habitantes, e tem uma área de 3010 quilómetros quadrados, a qual engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao Distrito do Porto, oito ao Distrito de Aveiro e um ao Distrito de Braga.

O território diocesano estende-se ao longo do litoral atlântico do norte de Portugal, prolonga-se em direção ao interior pela margem esquerda do Rio Ave e Vizela até ao vale do Tâmega (inclusive), e é limitada a sul pelo vale do Rio Douro.

A data da entrada solene na Diocese, na Catedral do Porto, “será indicada proximamente”, adianta D. Pio Alves, administrador apostólico, numa mensagem de saudação ao novo bispo.

D. António Francisco vai fazer uma comunicação aos jornalistas hoje às 15 horas, na Casa Episcopal de Aveiro.

OC / Agência Ecclesia

Biografia publicada na Wikipédia

Com Bento XVI
António Francisco dos Santos (Tendais, Cinfães, 29 de Agosto de 1948) foi bispo auxiliar de Braga desde 21 de Dezembro de 2004 a 8 de Dezembro de 2006. Desde essa data é bispo de Aveiro, tendo sido nomeado sucessor de D. Manuel Clemente como bispo do Porto a 21 de Fevereiro de 2014.1
Concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego em 24 de Junho de 1971.

Foi ordenado Diácono em 22 de Agosto de 1971 e sacerdote a 8 de Dezembro de 1972.

A partir de 1974 estudou em Paris, Filosofia e Sociologia. Concluiu a Licenciatura de Filosofia na Faculdade de Filosofia do Instituto Católico de Paris, em 1977, e o Mestrado em Filosofia Contemporânea, na mesma Faculdade em 1979.


Sem comentários: