Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Atrai-nos a verdade, a vida, a felicidade, a beleza de Deus

Ao meio-dia, já da janela do palácio do Vaticano sobre a Praça de São Pedro, antes das Ave-Marias, com uma imensa multidão ali congregada sob um esplêndido sol, o Papa voltou a recordar o sentido da Epifania, a “manifestação” do Senhor.

“Esta festa faz-nos ver um duplo movimento: por um lado o movimento de Deus em direcção ao mundo, ao direcção à humanidade – toda a história da salvação, que culmina em Jesus; e por outro lado o movimento dos homens em direcção a Deus – pensemos nas religiões, na busca da verdade, no caminho dos povos em direcção à paz, à justiça e à liberdade”.

Há assim uma “atracção recíproca”. “Da parte de Deus, é o amor por nós: somos seus filhos, Ele ama-nos, quer libertar-nos do mal… Também da nossa parte, há um amor, um desejo: atrai-nos a verdade, a vida, a felicidade, a beleza”.

“Jesus é o ponto de encontro desta atracção recíproca e deste duplo movimento. É Deus e homem. Mas a iniciativa é de Deus. O amor de Deus vem antes do nosso… … “ Jesus é a Epifania, a manifestação do amor de Deus” – acrescentou ainda o Papa Francisco, que sublinhou que também a Igreja está toda dentro deste movimento de Deus em direcção ao mundo”:
“A sua alegria (a alegria da Igreja) é o Evangelho, é reflectir a luz de Cristo. A Igreja é o povo daqueles que experimentaram esta atracção e a levam dentro de si, no coração e na vida”.

Retomando uma passagem da sua Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, acrescentou ainda o Papa: “Quereria dizer aos que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm receio e são indiferentes: o Senhor chama-te também a ti, a ser parte do seu povo e fá-lo com grande respeito e amor”.

“Rezemos para que os coração se abram para acolher o anúncio e todos os homens cheguem a ser participantes da promessa por meio do Evangelho” – conclui o Papa, recitando então o Angelus

Nas saudações após as Ave-Marias, o Santo Padre dirigiu os seus “cordiais votos (de boas festas) aos irmãos e irmãs das Igrejas Orientais que amanhã (7 de Janeiro) celebrarão o Santo Natal” …O Papa recordou também que a Epifania é o Dia Missionário das Crianças, proposto pela Obra Pontifícia da Santa Infância. Muitas crianças, nas paróquias, realizam gestos de solidariedade para com os meninos da sua idade, colaborando assim na missão da Igreja – explicou o Papa, agradecendo e abençoando todas as crianças.

Mantendo um costume que vem dos pontificados anteriores, convergiu ao fim da manhã, para a Praça de São Pedro, um cortejo histórico-folclórico dos Reis Magos, com trajes medievais. Uma iniciativa que envolve, em cada ano, uma diferente localidade da região do Lácio, que tem como capital Roma. Desta vez tratou-se da cidade de Leonessa, com a colaboração de outras localidades da província de Rieti, mencionados expressamente pelo Papa, ao despedir-se de todos:
“A todos desejo boa festa de Epifania e bom almoço. Adeus!”

(Fonte: 'news.va)

Vídeo da ocasião em italiano

Sem comentários: