Durante a tradicional Missa do Galo, Francisco apelou às pessoas para que deixem de lado o orgulho e o egoísmo e abram os corações ao próximo, lembrando a missão de Jesus na terra.
Quando se celebra o nascimento do salvador, recordou que Ele veio para nos libertar das trevas e nos dar luz.
“A graça que se manifestou no mundo é Jesus, nascido da Virgem Maria, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Entrou na nossa história, partilhou o nosso caminho. Veio para nos libertar das trevas e nos dar a luz. N’Ele manifestou-se a graça, a misericórdia, a ternura do Pai: Jesus é o Amor feito carne. Não se trata apenas dum mestre de sabedoria, nem dum ideal para o qual tendemos e do qual sabemos estar inexoravelmente distantes, mas é o sentido da vida e da história que pôs a sua tenda no meio de nós”, afirmou na homilia da celebração que decorreu na Basílica de São Pedro, na sua primeira missa de Natal enquanto Papa.
“Não temais! O nosso Pai é paciente, ama-nos, dá-nos Jesus para nos guiar no caminho para a terra prometida. Ele é a luz que ilumina as trevas. Ele é a nossa paz."
“Na nossa história pessoal, também se alternam momentos luminosos e escuros, luzes e sombras. Se amamos Deus e os irmãos, andamos na luz; se o nosso coração se fecha, se prevalece em nós o orgulho, a mentira, a busca do próprio interesse, então calam as trevas dentro de nós e à nossa volta”, acrescentou.
“Somos povo em caminho, e à nossa volta – mas também dentro de nós – há trevas e luz. E nesta noite, enquanto o espírito das trevas envolve o mundo, renova-se o acontecimento que sempre nos maravilha e surpreende: o povo em caminho vê uma grande luz".
O calendário celebrativo prossegue na quarta-feira, com a bênção ‘Urbi et Orbi’, ao meio-dia de Roma, antecedida pela mensagem natalícia do Papa, na Praça de São Pedro.
(Fonte: site RR)
Sem comentários:
Enviar um comentário