Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Professo um só Batismo para remissão dos pecados

Prosseguindo as nossas reflexões sobre o Credo, (...), fixemo-nos hoje no seguinte artigo da fé: Professo um só Batismo para remissão dos pecados [10]. A razão pela qual se nos propõe este artigo no final do Credo não é irrelevante. «O Símbolo dos Apóstolos liga a fé no perdão dos pecados à fé no Espírito Santo, mas também à fé na Igreja e na comunhão dos santos. Foi quando deu o Espírito Santo aos Apóstolos que Cristo ressuscitado lhes transmitiu o Seu próprio poder divino de perdoar os pecados: “Recebei o Espírito Santo, àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23)» [11].

A Igreja guarda em plenitude os meios de santificação instituídos por Jesus Cristo. As palavras e as ações de Nosso Senhor durante a Sua vida terrena estavam impregnadas de conteúdo salvífico, e não nos surpreende, antes nos parece lógico, que as multidões se aproximassem de Jesus, querendo ouvi-Lo e tocá-Lo, porque saía d’Ele uma força que a todos curava [12]. Estas palavras e estas ações anunciavam e antecipavam a eficácia do Seu mistério pascal, com o qual iria vencer definitivamente o demónio, o pecado e a morte, e preparavam o que Ele iria transmitir à Igreja quando tudo tivesse sido cumprido. «Os mistérios da vida de Cristo são os fundamentos do que, daí em diante, pelos ministros da Igreja, Cristo dispensa nos sacramentos, porque “o que era visível no nosso Salvador passou aos Seus mistérios”» [13].

[10]. Missal Romano, Credo Niceno-Constantinopolitano.
[11]. Catecismo da Igreja Católica, n. 976.
[12]. Lc 6, 19.
[13]. Catecismo da Igreja Católica, n. 1115. Cfr. S. Leão Magno, Sermão 74, 2 (PL 54, 398).

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de outubro de 2013)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: