O Papa Francisco disse a Cristina Sá Carvalho, no Congresso Internacional de Catequese, em Roma, que vem a Portugal em 2017, data em que se assinala o Centenário das Aparições de Fátima.
“Eu disse-lhe que esperávamos por ele em Fátima. Ele estava a olhar para mim, a sorrir, parou um bocadinho, recolheu-se para pensar, e disse-me: em 17”, disse hoje à Agência ECCLESIA Cristina Sá Carvalho, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
“Ele realmente ouviu o pouco que lhe disse e respondeu-me de uma maneira muita direta e concentrada. Ele responde exatamente ao que a pessoa está a dizer e interpela-a relativamente ao que está a acontecer naquele momento”, acrescenta.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, confirmou esta terça-feira à Agência ECCLESIA, que "o convite oficial da Conferência Episcopal Portuguesa já foi feito", acrescentando que tem de ser "com tempo" para ir ao encontro da "agenda do Papa".
O diálogo entre Cristina Sá Carvalho e o Papa aconteceu na última sexta-feira, depois da catequese de Francisco aos mais de 1600 catequistas de todo o mundo que participaram no Congresso Internacional de Catequese.
“Foi uma oportunidade curta no tempo mas muito intensa porque ele olha nos olhos das pessoas”, adianta a psicóloga, responsável pelo setor da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã, que integrou o grupo dos congressistas que cumprimentaram o Papa nesse encontro.
“Ele quando está com alguém esquece o ambiente em volta e envolve-nos nisso. Tive a sensação que aquela sala enorme, cheia de gente felicíssima se tinha apagado e que foi só aquele pequeno diálogo”, assinala Cristina Sá Carvalho.
Antes de cumprimentar os representantes da catequese dos países presentes no Congresso, na Aula Paulo VI, no Vaticano, o Papa Francisco dialogou também os bispos presentes, nomeadamente com o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé de Portugal, D. António Francisco dos Santos.
As declarações de Cristina Sá Carvalho serão emitidas no programa Ecclesia da próxima segunda-feira, na RTP2, às 18h00, onde analisa as conclusões do Congresso Internacional de Catequese, que decorreu em Roma, no contexto do ano da Fé, entre os dias 26 e 28 de setembro.
PR/CB
Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário