O Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, numa audiência privada de aproximadamente 15 minutos centrada nas relações bilaterais, revelou a Santa Sé.
A nota de imprensa publicada no final do encontro adiantou que em cima da mesa estiveram as “boas relações existentes entre a Santa Sé e a República de Cabo Verde”, com particular referência ao acordo relativo ao “estatuto jurídico da Igreja Católica” no país.
A Concordata vai ser assinada na capital cabo-verdiana, Praia, durante uma viagem ao arquipélago do secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti, na próxima semana.
“Neste contexto, não se deixou de fazer referência à identidade cultural e religiosa da população cabo-verdiana, quase na totalidade de fé cristã, bem como ao importante papel que a Igreja Católica desenvolveu e ainda desenvolve no país com as suas instituições de caráter educativo e sanitário”, refere a sala de imprensa da Santa Sé.
Jorge Carlos Fonseca encontrou-se ainda com D. Dominique Mamberti e com o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, tendo abordado o tema da emigração dos cabo-verdianos “em vários países do mundo”.
A Presidência de Cabo Verde revelou, antes da audiência privada, que o chefe de Estado iria convidar o Papa para, “numa ocasião oportuna”, fazer uma visita ao arquipélago lusófono.
Vídeo da ocasião em italiano
Sem comentários:
Enviar um comentário