Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

«A porta é Jesus e quem não entra por esta porta erra»

O Evangelho do Bom Pastor com Jesus que se define "a porta das ovelhas" esteve no centro da homilia do Papa, na manhã desta segunda-feira, na missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Participaram da celebração alguns funcionários da Sala de Imprensa da Santa Sé, com o diretor Pe. Federico Lombardi e o vice-diretor Pe. Ciro Benedettini, e alguns técnicos da Rádio Vaticano que trabalham no parque de transmissão da nossa emissora, situado na localidade de "Santa Maria di Galeria".

No Evangelho proposto pela liturgia do dia, Jesus diz que quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, não é o pastor. A única porta para entrar no Reino de Deus, para entrar na Igreja – afirmou o Papa –, é Jesus mesmo.

"Quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, mas chega até elas de outra parte, é um ladrão ou um conflituoso." É "alguém que quer tirar proveito para si mesmo" – disse o Pontífice – é alguém que "quer ascender":

"Também nas comunidades cristãs existem os carreiristas, não?, que buscam proveito próprio... e conscientemente ou inconscientemente enganam entrar, mas são ladrões e conflituosos. Porquê? Porque roubam a glória a Jesus, querem a glória para si e isso é aquilo que Jesus dizia aos fariseus: 'Vós buscais a glória um ao outro...'. De certo modo, uma religião de negócio, não? Dou a glória a ti e tu dás a glória a mim. Mas estes não entraram pela porta verdadeira. A porta é Jesus e quem não entra por esta porta erra. E como faço para saber que a porta verdadeira é Jesus? Como faço para saber que esta porta é a porta de Jesus? Pegue as Bem-aventuranças e faça aquilo que dizem as Bem-aventuranças. Seja humilde, seja pobre, seja manso, seja justo..."

"Jesus – prosseguiu o Papa – não é somente a porta: é o caminho, é a estrada. Existem muitas vias, talvez mais vantajosas para chegar, mas são "enganosas, não são verdadeiras: são falsas. Somente Jesus é o caminho:

“Entre vós haverá quem diga: ´Padre, o senhor é um fundamentalista´ Não, isto foi simplesmente dito por Jesus: ´Eu sou a porta´, ´Eu sou o caminho´, fonte da vida. Com esta simplicidade. É uma porta bela, uma porta de amor, é porta que não nos engana, não é falsa. Diz sempre a verdade. Mas com ternura, com amor. Acabamos sempre por ter aquilo que foi a origem do pecado original, não? Queremos ter a chave de interpretação de tudo, a chave e o poder de fazer a nossa estrada, qualquer que ela seja, de encontrar a nossa porta, qualquer que ela seja."

"Às vezes temos a tentação de ser por demais donos de nós mesmos, e não humildes filhos e servos do Senhor", afirmou Francisco:

"E essa é a tentação de buscar outras portas ou outras janelas para entrar no Reino de Deus. Somente se entra no Reino de Deus por aquela porta que se chama Jesus. Somente se entra por aquela porta que nos leva a uma estrada que é um caminho que se chama Jesus, e nos leva à vida que se chama Jesus. Todos aqueles que fazem diferente – diz o Senhor –, que sobem para entrar pela janela, são 'ladrões e conflituosas'. O Senhor é simples. Não fala difícil: Ele é simples."

O Papa convidou a pedir "a graça de bater sempre àquela porta":

"Às vezes está fechada: estamos tristes, desolados, temos problemas para bater àquela porta. Não devemos buscar outras portas que parecem mais fáceis, mais confortáveis, mais ao alcance da mão. Sempre aquela porta: Jesus. E Jesus jamais desilude, Jesus não engana, Jesus não é um ladrão, não é um conflituoso. Deu a sua vida por mim: cada um de nós deve dizer isso: 'E tu que destes a vida por mim, por favor, abre, para que eu possa entrar'."

Rádio Vaticano com edição e adaptação de JPR

Sem comentários: