Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 2 de março de 2013

Adoração eucarística permanente na Basílica de São Pedro, em vista do Conclave

Uma Igreja viva reunida em oração. Esta foi a imagem dada aos jornalistas pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, durante a coletiva deste sábado, 2 de março.

O jesuíta salientou que na Basílica de São Pedro está sendo realizada, na Capela do Santíssimo, a adoração eucarística permanente e uma oração especial para a Igreja, tendo em vista o Conclave. Três religiosas contemplativas mexicanas se alternam diante de Jesus Eucaristia. Antes da missa da noite, na Basílica de São Pedro, é recitada uma oração especial para o Colégio Cardinalício e a preparação da eleição do Santo Padre.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que ainda não se sabe quantos serão os cardeais eleitores presentes, e que será necessário esperar até segunda-feira próxima, quando começarão os trabalhos da Congregação geral, na sala nova do Sínodo.

"Em Roma, residem de forma permanente 75 cardeais. Sessenta e seis cardeais, que não moram em Roma, já indicaram exatamente a data de sua chegada e sua residência a fim de que Colégio Cardinalício possa entrar em contacto com eles. Outros estão chegando. Os oficiais do Colégio pensam que antes de segunda-feira, na primeira reunião, não terão ainda um número preciso dos presentes. Chegaram também algumas informações dos cardeais que não participarão: não só os dois eleitores que já falamos, mas também vários não eleitores comunicaram que por motivos de saúde não poderão vir", frisou Pe. Lombardi.


O jesuíta explicou que os trabalhos preparatórios na Capela Sistina, sede do Conclave, ainda não começaram. O Pe. Lombardi leu algumas passagens do "Tríptico Romano", composição poética do Papa João Paulo II que no epílogo fala da experiência vivida no Conclave, na sala pintada por Michelangelo:

"A policromia sistina propagará a Palavra do Senhor: 'Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos céus'. A estirpe à qual foi confiada a proteção do legado das chaves se reúne aqui deixando se circundar pela policromia sistina. Foi assim em agosto e outubro do memorável ano dos dois Conclaves e assim será novamente quando a necessidade se apresentar depois de minha morte", disse Pe. Lombardi recordando que a apresentação do "Tríptico Romano" foi escrita pelo então Cardeal Joseph Ratzinger.

"A Contemplação do Juízo é talvez a parte do Tríptico que comove mais o leitor: dos olhos interiores do Papa emerge novamente a recordação dos Conclaves de agosto e outubro de 78. Como eu também estava, diz o Cardeal Ratzinger, sei muito bem como fomos expostos a essas imagens nos momentos de grande decisão, como elas nos interpelavam, como insinuavam em nossa alma a grandeza da responsabilidade", frisou Pe. Lombardi citando Ratzinger.


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé destacou também que o anel do pescador de Bento XVI ainda não foi cancelado, mas que a Secretaria de Estado entregou para a Câmara Apostólica os sigilos com os quais se marcavam as cartas em nome de Sua Santidade. Os selos foram riscados a fim de não serem mais utilizáveis. Em seguida, uma nota sobre a mudança na celebração eucarística: "No Cânone da Missa, na oração eucarística, normalmente se reza pelo Santo Padre. Neste período, de Sé Vacante, não se faz esta citação e em Roma não se faz nenhuma menção ao bispo, pois o Papa é o Bispo de Roma", concluiu.

Rádio Vaticano 

Sem comentários: