Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Que ninguém se sinta só

… não tenhais problemas em aceitar um trabalho que esteja aquém das vossas habilitações profissionais, esperando que surjam tempos mais favoráveis. Esforçai-vos por aproveitar os tempos difíceis: se forem enfrentados com visão sobrenatural, servir-nos-ão para amadurecer humanamente e para nos fazer crescer em união com Deus e na solidariedade com as outras pessoas.

Esta situação é mais uma oportunidade para que nos ajudemos mutuamente a suportar com elegância as dificuldades. Tenho-me lembrado muito, ultimamente, de umas palavras do Senhor na Última Ceia que o nosso Fundador repetiu incansavelmente ao longo da vida: Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Por isto é que todos saberão que sois Meus discípulos [13]. E recordo a emoção com que S. Josemaria evocava os últimos momentos na Terra do Apóstolo quem diligabat Jesus [14]. Com efeito, uma antiga tradição narra que S. João, talvez com a voz enfraquecida pela idade – assim o imaginava o nosso Padre –, repetia: filioli, dilígite alterútrum! Filhinhos, amai-vos uns aos outros! [15].

Que ninguém se sinta só. Que cada um se saiba apoiado, protegido, pela oração e pelo cuidado fraterno dos outros. Esmeremo-nos em servir, de maneira a que o convívio com os outros decorra de forma amável, agradável, com detalhes concretos. Muitas vezes basta um sorriso, um olhar afetuoso, um saber escutar com verdadeiro interesse os problemas dos outros, para aliviar a situação de quem atravessa um período difícil. Que atualidade conservam aquelas palavras de Caminho: Mais que em “dar”, a caridade está em “compreender”![16].

Antes de finalizar, quero animar-vos a transmitir estas recomendações aos vossos familiares, amigos e colegas. Ajudai-os a descobrir a mão providente do nosso Pai Deus em todas as circunstâncias. Como o nosso Padre escrevia, fazendo eco de S. Paulo: tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o Seu desígnio [17]. E a todos nós o Senhor chamou para levarmos a Sua Mensagem pelos caminhos do mundo. Omnia in bonum!

[13] Jo. 13, 34-35.
[14] Jo. 13, 23.
[15] Cfr. São Jerónimo, Comentário à Epístola aos Gálatas, III, 6, 10 (PL. 26, 462).
[16] São Josemaria, Caminho, n. 463.
[17] Rom. 8, 28.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta de mês de julho de 2012)

Sem comentários: