Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 14 de julho de 2012

Cheios de si próprios

Não discutindo o direito à greve, embora não o considere como absoluto, dadas as consequências que pode ter sobre terceiros que normalmente são os mais carenciados, desejo expressar a minha estupefacção, e porque não dizê-lo indignação, sobre alguns aspectos da greve de há dias da classe médica em Portugal.

Marcada por dois dias viu os seus dirigentes, ordem e sindicatos, intransigentes aos apelos de negociação de última hora para evitá-la. Ora sucede, que saem muito mal na fotografia, pois no dia seguinte a haver terminado, sentaram-se à mesa e após três de horas de negociações concluíram um acordo de princípio em comunicado conjunto de todas as partes, ou seja, teria sido perfeitamente evitável e ter-se-ia poupado os doentes a todos os transtornos dela decorrentes. Cito um único exemplo de que sou testemunha, uma sessão de quimioterapia de uma criança que foi anulada no segundo dia no instituto de referência em Lisboa. 

Ingenuamente acreditei que tendo logo após as primeiras 24 horas ficado clara e inequivocamente marcada sua elevadíssima adesão, e aqui entra a indignação, persistiu-se na greve, quando o que deveria ter sucedido num acto de responsabilidade social e respeito pelo próximo, era anulá-la no segundo dia, pois a marcação do terreno, já havia sido alcançada.

Permito-me retirar como ilação, que toda uma classe profissional foi conscientemente usada com fins políticos e que cheia de si própria foi incapaz da humildade de servir a quem tem a obrigação de fazer, já que as razões profissionais e de classe foram esvaziadas pela facilidade no acordo entretanto alcançado.

Aos médicos que tenho como amigos, não lhes peço, o que seria politicamente correcto mas hipócrita, desculpa por exteriorizar a minha opinião, peço-lhe sim, que para a próxima pensem mais nos outros e pratiquem aquilo para que quero acreditar tiraram o respectivo curso, servir e ajudar os que necessitam de cuidados de saúde.

Contrariamente ao que é hábito neste espaço, assino com o meu nome completo, para assim ficar claro que assumo a responsabilidade do que ficou escrito e não me escondo por detrás de nenhum artifício.

Muito obrigado!

João Paulo dos Prazeres Reis

Sem comentários: