Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Papa nomeia novo bispo auxiliar para Lisboa

D. Nuno Brás, reitor do seminário dos Olivais, torna-se o mais recente membro do episcopado nacional

Bento XVI nomeou hoje como bispo auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás, de 48 anos, até agora reitor do seminário dos Olivais, no patriarcado, revelou a Nunciatura Apostólica em Portugal, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa atribui ao mais recente membro do episcopado nacional o título de bispo de Elvas.

Em declarações publicadas pelo site do patriarcado, D. Nuno Brás diz que acolheu a notícia “com toda a serenidade e disponibilidade”.

“As funções são outras, mas continuo a ser Pastor. Vamos ver o que o Senhor me pede, na certeza de que a disponibilidade é a mesma”, assinala.

O novo bispo auxiliar de Lisboa escolheu como lema episcopal ‘In Verbo Tuo’ (Na Tua Palavra).

“É a Palavra de Deus que se faz Carne e orienta toda a nossa vida de cristãos. É a Palavra de Deus que nos chama e nos dá força”, salienta.

D. Nuno Brás da Silva Martins nasceu a 12 de maio de 1963 no Vimeiro, Lourinhã (patriarcado de Lisboa), e foi ordenado padre em julho de 1987.

Doutorado em Teologia Fundamental pela Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), o futuro auxiliar do patriarcado foi vigário paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, diretor do semanário diocesano ‘Voz da Verdade’ (cargo a que regressou no início de 2011) e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, tendo publicado a tese ‘Cristo, o Comunicador Perfeito: Delineamento de Uma Teologia da Comunicação à luz da Instrução Pastoral Communio et Progressio’, pelas Edições Didaskalia, da UCP.

Em 2002, o novo bispo foi nomeado reitor do Colégio Pontifício Português de Roma, cargo no qual foi sucedido por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, recentemente ordenado.

De regresso à capital portuguesa, D. Nuno Brás assumiu os cargos de reitor do seminário maior de Cristo Rei (Olivais) do desde 2005 e diretor do departamento de comunicação do patriarcado de Lisboa desde 2010.

O patriarcado de Lisboa, cujo território não coincide com o do distrito, engloba mais de 2,3 milhões de pessoas (1,9 milhões de católicos) e perto de 300 paróquias.

O cardeal-patriarca, D. José Policarpo, tinha como bispos auxiliares D. Carlos Azevedo e D. Joaquim Mendes, aos quais se junta agora D. Nuno Brás.

VV/OC

(Fonte: Agência Ecclesia)

Sem comentários: