Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo bispo de Bragança-Miranda pede «coragem» aos católicos

D. José Cordeiro quando recebido pelo Papa
D. José Cordeiro, de 44 anos, foi ordenado bispo neste domingo em Bragança, após ter sido nomeado como novo responsável pela diocese do nordeste português, pedindo “coragem” a todos os católicos para ir ao encontro da sociedade local.


“A nossa realidade pastoral exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho”, disse o prelado, na saudação proferida no final da cerimónia, na catedral de Bragança.


Numa intervenção em que citou, entre outros, Fernando Pessoa e Miguel Torga, o novo bispo falou da diocese como uma “realidade desafiante” e disse aos padres que são os seus “primeiros e indispensáveis colaboradores”, anunciando uma assembleia do clero no próximo dia 17.


“Somos chamados a uma conversão pastoral para abraçar este desafio do futuro, da cultura e da fé. Por isso, convoco-vos para a missão do essencial ao serviço de todo o povo de Deus a nós confiado”, assinalou ainda.


D. José Cordeiro manifestou o seu desejo de se encontrar, “logo que seja possível”, com os “movimentos e organismos eclesiais, com as diferentes autoridades, meios de comunicação social e instituições de solidariedade” da diocese.


“Peço a Deus um coração que escute os sinais dos tempos e os desafios que neles se manifestam, para ser um humilde servidor da Beleza, da Verdade, do Amor e da Alegria para vós e convosco”, concluiu.


Numa cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal, D. José Policarpo, o mais recente e mais jovem membro do episcopado português quis agradecer a todos os que o acompanharam neste momento, destacando que “até as novas linguagens da internet e suas redes sociais quiseram preparar este dia”.


Já o patriarca de Lisboa disse na sua homilia que ser bispo de uma diocese não é um trabalho a “fazer sozinho” e que os padres não são “um conjunto de indivíduos”, mas um corpo.


Numa cerimónia que teve como outros consagrantes os dois bispos eméritos da diocese, D. António Montes Moreira e D. António Rafael, o cardeal-patriarca pediu ao novo prelado comunhão “com os irmãos bispos” e amor para com os seus presbíteros.


“Zelo, preocupação contínua, atenção a cada pessoa, discernimento dos caminhos do Reino de Deus em cada circunstância da história” devem transformar-se em “denúncia” e “sentinela”, salientou D. José Policarpo.


Na celebração foi lida a bula de nomeação de Bento XVI, de 18 de julho, em que o “dileto filho José Manuel Garcia Cordeiro, do clero da diocese de Bragança-Miranda”, é eleito bispo para a mesma comunidade eclesial, como sucessor de D. António Montes, que renunciou ao cargo por ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico.


Rádio Vaticano

Sem comentários: