A Santa Sé respondeu hoje às acusações do Governo da Irlanda, que culpavam a cúria romana de levantar obstáculos às investigações sobre abusos sexuais contra menores na diocese de Cloyne.
O texto divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé considera que as acusações são infundadas mas reconhece a gravidade dos abusos cometidos por padres.
O documento reitera a solidariedade com as vítimas e suas famílias, além de prometer plena colaboração com as autoridades irlandeses, que entre 1996 e 2009 averiguaram os acontecimentos.
“Em nenhum momento a Santa Sé tentou interferir na lei civil irlandesa ou impedir às autoridades civis o exercício das suas funções”, sublinha o documento dirigido ao vice-primeiro ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, Eamon Gilmore.
A Santa Sé está “consciente da compreensível raiva, desilusão e sentimento de traição experimentados por aqueles que foram afetados por estas ações, vis e deploráveis, particularmente as vítimas e suas famílias”, e lamenta a forma como o assunto foi tratado, em algumas circunstâncias, por parte das autoridades eclesiásticas.
Rádio Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário