Papa enviou mensagem para a celebração dos 50 anos de sacerdócio do cardeal-patriarca
Bento XVI acrescenta que “tais recursos foram também oportunamente transmitidos a todo o país, enquanto presidente da Conferência Episcopal Portuguesa”.
“Desde o momento em que o nosso antecessor, venerável servo de Deus Paulo VI, te quis bispo auxiliar de Lisboa [1978], agiste com múltiplas forças para que esta comunidade fruísse de benefícios mais abundantes, e depois recebeste-a, primeiro como coadjutor [1997] e mais tarde para a governares de pleno direito [1998], pois o beato João Paulo II julgou-te seres aí mais útil como dispensador das riquezas de Cristo e fiel ministro da Igreja”, assinala o Papa.
“Nem queremos omitir o que costumas fazer nos Dicastérios Romanos, relatado justamente no Colégio dos Cardeais”, acrescenta.
A mensagem alude à “feliz recordação” da ordenação sacerdotal de D. José Policarpo: “Pedimos principalmente ao próprio Divino Pastor que seja para ti remunerador generoso dos teus méritos e igualmente sustentáculo do teu trabalho”.
"Nós na verdade, com o maior afeto e relação fraterna, damos-te em primeiro lugar a ti, venerável irmão, a bênção apostólica e a estendemos para que seja comunicada a toda a tua comunidade", conclui Bento XVI.
O cardeal José Policarpo celebrou hoje os seus 50 anos de padre numa missa que conta com a presença de mais de 2000 jovens que a diocese leva às Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid.
A eucaristia, no Mosteiro dos Jerónimos, é considerada o ponto alto das comemorações do jubileu sacerdotal do patriarca de Lisboa, de 75 anos de idade, que se iniciaram em março deste ano.
José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do distrito de Leiria e patriarcado de Lisboa.
Padre desde 15 de agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 e é patriarca de Lisboa desde 1998, após a morte de D. António Ribeiro.
D. José Policarpo foi criado cardeal por João Paulo II em 2001 e participou no conclave de abril de 2005 que elegeu Bento XVI.
OC
(Fonte: site Rádio Renascença)
Sem comentários:
Enviar um comentário