Promovido na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Continua a ter cada vez mais importância a tomada de consciência da relevância das comunicações sociais na vida da Igreja. Com efeito, são sempre mais frequentes - tanto no âmbito nacional como no contexto internacional - os encontros episcopais cuja temática principal é precisamente a consideração eclesial a propósito dos meios de comunicação.
Nesta perspectiva, a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro está a hospedar o primeiro seminário sobre a comunicação, destinado aos prelados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em programa até o dia 16 de Julho, no Centro de Estudos de Sumaré, no Rio de Janeiro, sobre o seguinte tema: "Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias". Promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e pela CNBB, este encontro - como justamente salientou o presidente da Conferência nacional, cardeal Raymundo Damasceno Assis - tenciona oferecer um espaço de reflexão e de debate sobre o fenómeno da comunicação, sobre a evolução dos seus fundamentos e sobre a natureza das suas práticas e, ao mesmo tempo, apresentar os desafios que este mesmo fenómeno suscita à pastoral da comunicação e à Igreja em geral.
Na inauguração do seminário, depois do purpurado intervieram o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, e D. Orani João Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. Durante o seminário meditou-se a respeito de âmbitos como a cibercultura, as redes sociais, os crimes na internet e as transformações antropológicas na sociedade da informação. Outros relatórios discorreram a propósito de elementos que se encontram na base de uma teologia da comunicação online, analisando a missão continental lançada em Aparecida, na perspectiva da comunicação, e ressaltando o dever educativo da comunicação em geral.
(© L'Osservatore Romano - 16 de Julho de 2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário