Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

João Paulo II: Biografia oficial realça viagens e números recorde do pontificado

Texto a ser distribuído na beatificação lembra atentado de 1981

A biografia oficial de João Paulo II, preparada pelo Vaticano, destaca as 104 viagens internacionais e os números recorde do pontificado de Karol Wojtyla, entre 1978 e 2005.

“Nenhum outro Papa encontrou tantas pessoas como João Paulo II”, refere o documento, aludindo, entre outros, aos mais de 17 de milhões de peregrinos que participaram nas audiências públicas semanais, e “os milhões de fieis contactados durante as visitas pastorais em Itália e no mundo”.

O texto vai ser distribuído em sete línguas, incluindo o português, no livro da celebração de beatificação do próximo dia 1 de Maio, no Vaticano, presidida por Bento XVI.

Nesta biografia, destaca-se o “grave atentado sofrido pelo Papa polaco a 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro, sublinhando que João Paulo II “perdoou ao autor do atentado”.

“Salvo pela mão materna da Mãe de Deus, submeteu-se a uma longa recuperação. Convencido de ter recebido uma nova vida, intensificou os seus empenhos pastorais com heróica generosidade”, pode ler-se

“Foi ao encontro das novas gerações, com a celebração das Jornadas Mundiais da Juventude”, acrescenta o documento.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de Maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 2 de Abril de 2005.

Entre os seus principais documentos, contam-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.

Na sua juventude, viveu a ocupação nazi da Polónia, que o levou a trabalhar numa mina (1940-1944) e, posteriormente, “na fabrica química Solvay, para poder sustentar-se e evitar a deportação para a Alemanha”.

“A partir de 1942, sentindo-se chamado ao sacerdócio, frequentou o Curso de Formação do Seminário Maior clandestino de Cracóvia, dirigido pelo Arcebispo local, o Cardeal Adam Stefan Sapieha. Simultaneamente, foi um dos promotores do «Teatro Rapsodico», também este clandestino”, refere o texto do Vaticano.

Wojtyla foi ordenado padre a 1 de Novembro de 1946 e bispo a 28 de Setembro de 1958, em Cracóvia.

“A 13 de Janeiro de 1964 foi nomeado arcebispo de Cracóvia pelo Papa Paulo VI, que o criou Cardeal a 26 de Junho de 1967. Participou no Concilio Vaticano II (1962-65), dando um contributo importante na elaboração da Constituição «Gaudium et Spes»”, indica a biografia.

O futuro beato João Paulo II celebrou, ele próprio, 147 ritos de beatificação, nos quais proclamou 1338 beatos, e 51 canonizações, com um total de 482 santos.

OC

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: