Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Médica e catequista: uma voluntária apesar da agenda cheia

Existem milhares de voluntários em todo o país: a maioria leigos e sobretudo mulheres.

Em pleno Ano Europeu do Voluntariado, a Renascença foi ao encontro dos catequistas. Só na Diocese de Lisboa existem mais de 8.500.

Joana Caiado, médica de 29 anos, faz parte deste grupo. Dá catequese há mais de 10 anos e é a responsável por este sector na paróquia de Santa Isabel.

Apesar da sua vida profissional intensa, Joana explica que consegue conciliar tudo porque “ é obsessivamente organizada” e, também, porque há uma grande “entreajuda” na paróquia, pelo que “se há qualquer coisa onde não consigo chegar, há quem chegue por mim, sei em quem posso delegar esta ou aquela tarefa”.

A qualidade dos catequistas, os horários flexíveis e a oferta de pré-catequese, fazem desta paróquia uma das mais populares de Lisboa.

“Tentamos que os catequistas dêem catequese aos pares. Se algum precisar de faltar, as coisas correm bem na mesma. O que permite fazermos este trabalho é o facto de sermos um grupo de catequistas muito próximos uns dos outros”, explica Joana Caiado.

A paróquia de Santa Isabel tem mais de 400 crianças na catequese, algumas com apenas quatro e cinco anos, que aprendem através de jogos e brincadeiras.

Os catequistas são, provavelmente, o rosto mais visível do voluntariado ao serviço da Igreja. Em Portugal são milhares, a maioria leigos e sobretudo mulheres.

(Fonte: site Rádio Renascença aonde encontrará um vídeo com Joana Caiado)

Sem comentários: