Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

OS PROPÓSITOS DA ORAÇÃO
– Jesus fala-nos na oração.
– Não desanimar se alguma vez parece que o Senhor não nos ouve... Ele nos atende sempre e cumula a alma de frutos.
– Propósitos concretos e bem determinados.


I. JESUS SUBIU AO TABOR com três dos seus discípulos mais íntimos – Pedro, Tiago e João –, que mais tarde haveriam de acompanhá-lo no horto de Getsêmani1. Ali ouviram a voz inefável do Pai: Este é o meu Filho muito amado, escutai-o. E de repente, olhando em redor, não viram ninguém com eles, a não ser unicamente Jesus.
Em Cristo dá-se a plenitude da Revelação. Na sua palavra e na sua vida contém-se tudo o que Deus quis dizer à humanidade e a cada homem. Em Jesus encontramos tudo o que devemos saber a respeito da nossa própria vida, nEle entendemos o sentido da nossa existência diária. A nós, cabe-nos escutá-lo. Esta é a nossa vida: ouvir o que Jesus nos diz na intimidade da oração, nos conselhos de quem orienta a nossa alma e através dos acontecimentos que Ele manda ou permite.
“Por isso – ensina São João da Cruz –, quem quisesse agora perguntar alguma coisa directamente a Deus, ou ter uma visão ou revelação, não só cometeria uma tolice, mas ofenderia a Deus, não pondo os olhos totalmente em Cristo, sem querer nenhuma outra coisa ou novidade. Porque Deus poderia responder-lhe desta maneira: «Se já te disse todas as coisas através da minha Palavra, que é o meu Filho, e não tenho outra, que te posso eu agora responder ou revelar que seja mais do que isso? Põe os olhos somente n’Ele, porque n’Ele te disse e revelei tudo, e n’Ele acharás muito mais do que pedes e desejas [...]; ouve-o a Ele, porque já não tenho mais fé que revelar, nem mais coisas que manifestar»”2.
Temos que ir à oração dispostos a falar com o Senhor, mas também decididos a escutar os seus conselhos, inspirações e desejos a respeito do nosso trabalho, da família, dos amigos que devemos aproximar d’Ele. Porque na oração falamos a Deus e Ele nos fala mediante as luzes que nos dá para resolvermos – de acordo com o seu querer divino – as questões que nos aparecem; como também nos fala mediante esses impulsos interiores que nos incitam a melhorar no cumprimento dos deveres diários, a ser mais audazes na ação apostólica...
A nossa Mãe Santa Maria ensina-nos a escutar o seu Filho, a considerar as coisas como Ela, na intimidade do coração, conforme o Evangelho nos faz constar por duas vezes3. “Foi esse ponderar as coisas no coração que fez com que a Virgem fosse crescendo, com o decorrer do tempo, na compreensão dos mistérios, na santidade e na união com Deus. Ao contrário do que poderíamos pensar, Maria não encontrou as coisas já feitas no seu caminho para Deus, porque lhe foram exigidos esforços e foi submetida a provas que nenhum nascido de mulher – à excepção do seu Filho – teria podido enfrentar com êxito”4.
Na intimidade com Deus, Maria soube o que o Senhor queria d’Ela, penetrou mais e mais no mistério da Redenção e encontrou sentido para os acontecimentos da sua vida: a alegria imensa e incomparável da sua vocação, a missão de José junto d’Ela, a pobreza de Belém, a chegada dos Magos, a fuga precipitada para o Egipto, a busca dolorosa e o feliz encontro com Jesus quando tinha doze anos, a normalidade dos dias de Nazaré... A Virgem Maria orava e compreendia. Assim acontecerá connosco se aprendermos a procurar Jesus na intimidade da oração.
II. ESTE É O MEU FILHO muito amado, escutai-o. Devemos ouvi-lo muitas vezes e também perguntar-lhe o que não entendemos, o que nos surpreende, ou sobre as decisões que temos de tomar. Perguntar-lhe-emos: Senhor, neste assunto, que quereis que eu faça? O que Vos é mais agradável? Como posso viver melhor todas as minhas responsabilidades?
E se soubermos estar atentos, ouviremos essas palavras de Jesus que nos convidam a uma maior generosidade e nos iluminam para agirmos de acordo com o querer de Deus. Verdadeiramente, podemos dizer a Jesus na nossa oração de hoje: A vossa palavra é uma lâmpada para os meus pés, a luz do meu caminho5, sem a qual andaria aos tropeções, sem rumo e sem sentido. Guiai-me, Senhor, em meus caminhos e não me deixeis no meio de tanta escuridão.
“Os ouvidos de Deus estão sempre atentos”6 à oração sincera, cheia de retidão de intenção e simples, que se abre com Deus como um filho bom se abre com seu pai, ou um amigo com o seu amigo. Ele nos ouve sempre, ainda que por vezes tenhamos a impressão contrária, como aconteceu com o cego Bartimeu, que chamava por Jesus à saída de Jericó e Ele seguia em frente sem parecer escutar os seus apelos7, ou com a mulher sírio-fenícia, que seguia atrás do Senhor sem cessar de suplicar-lhe pela filha doente8. Jesus sabia muito bem o que essas pessoas desejavam d’Ele, e conhecia a fé que as movia, uma fé que, com aquela perseverança na oração, se tornava mais firme e sincera. Ele está atento ao que lhe dizemos, interessa-se por todos os nossos assuntos, recebe os louvores e as acções de graças que lhe dirigimos, os nossos atos de amor, os nossos pedidos de perdão e as nossas súplicas, e nos fala, e nos abre novos caminhos, e nos sugere propósitos...
Haverá ocasiões em que a nossa oração será uma conversa sem palavras, como acontece às vezes com os amigos que se conhecem bem e se estimam muito. Mas, mesmo sem palavras, podem-se dizer tantas coisas!... De um modo ou de outro, o Senhor deixa na alma frutos abundantes, ainda que às vezes nos passem despercebidos; pode falar-nos de um modo quase imperceptível, mas dá-nos sempre a sua luz e a sua ajuda, sem a qual não iríamos para a frente.
Procuremos repelir qualquer distracção voluntária, vejamos de que modo podemos melhorar o nosso diálogo com o Senhor e sigamos o exemplo dos santos, que perseveraram na oração apesar das dificuldades. “Durante alguns anos – diz-nos Santa Teresa –, muitíssimas vezes mais me ocupava em desejar que terminasse o tempo que fixara para orar e em escutar quando é que o relógio daria as horas, do que em outras coisas boas; e inúmeras vezes não sei que penitência grave se me apresentaria que eu não a acometesse de mais boa vontade do que recolher-me a orar mentalmente”9. Não abandonemos a oração nunca, ainda que por vezes seja árida, seca e custosa.
Em momentos em que nos custe e não nos ocorra nada que dizer a Jesus, lembremo-nos de que somos os seus amigos mais íntimos, exactamente como os Apóstolos, que o seguiam porque o amavam, e a quem o Senhor convidava a retirar-se a um lugar solitário para descansarem juntos... Que coisas não lhes perguntaria e contaria Jesus nesses momentos!10 Pois bem, esse há de ser o clima da nossa oração, dessa conversa a sós com quem sabemos que nos ama.
III. ESTE É O MEU FILHO muito amado, escutai-o. Jesus fala-nos na oração. E a Virgem Maria, nossa Mãe, indica-nos como devemos proceder: Fazei o que Ele vos disser..., aconselha-nos, como nas bodas de Caná. Porque fazer o que Jesus nos vai dizendo todos os dias no silêncio da oração pessoal é encontrar a chave que permite abrir as portas do Reino dos Céus, é situar-se na linha dos desejos de Deus sobre a nossa existência, é preencher as condições para que a nossa vida se cumule de frutos, como no caso daqueles servos que, pela sua obediência, encontraram cheias de um vinho esplêndido as talhas que tinham enchido de água até às bordas.
Muito em concreto, devemos esforçar-nos por levar à prática os propósitos que o Senhor nos sugere nos tempos de oração pessoal. Devem ser propósitos bem precisos para que sejam eficazes, para que se traduzam em realidades ou, pelo menos, nos levem a um grande esforço por cumpri-los: “Planos concretos, não de sábado para sábado, mas de hoje para amanhã, e de agora para daqui a pouco”11.
Muitas vezes, o Senhor nos pedirá pequenas rectificações de conduta, uma generosidade maior no trato com os outros, maior intensidade no aproveitamento do tempo, maior frequência nos actos de presença de Deus na rua ou no seio da família, este ou aquele pequeno sacrifício na guarda dos sentidos, à hora das refeições... Noutros casos, dir-nos-á que sejamos mais enérgicos em pôr em prática os conselhos recebidos na direcção espiritual, que normalmente apontarão para o nosso ponto fraco e que hão de ser tema freqüente de meditação, pois são outro meio de que Jesus se serve para nos falar.
Assim, dia após dia, quase sem o percebermos, o querer divino irá guiando os nossos passos como uma bússola guia os passos do caminhante em direcção à meta. O fim da nossa viagem é Deus; queremos ir ao seu encontro sem hesitações, sem atrasos, com toda a nossa vontade. Pois bem, a nossa primeira tarefa é aprendermos a escutar, a conhecer essa voz divina que se vai manifestando por constantes moções na alma; e a segunda, empenharmo-nos a sério em traduzir esses movimentos interiores em pontos de luta bem determinados.
Poderemos ir hoje até o Senhor pela mão de Nossa Senhora, mestra de oração. “Como enamora a cena da Anunciação! Maria – quantas vezes temos meditado nisso! – está recolhida em oração..., aplica os seus cinco sentidos e todas as suas potências na conversa com Deus. Na oração conhece a Vontade divina; e com a oração converte-a em vida da sua vida. Não esqueças o exemplo de Nossa Senhora!”12
Suplicamos-lhe hoje que nos dê um ouvido atento para escutarmos a voz do seu Filho e uma vontade enérgica para levarmos a cabo tudo o que Ele nos pede: Este é o meu Filho muito amado, escutai-o... Fazei o que Ele vos disser...
(1) Mc 9, 1-2; (2) São João da Cruz, Subida ao Monte Carmelo, 2, 22, 5; (3) Lc 2, 19; 2, 51; (4) F. Suárez, A Virgem Nossa Senhora, pág. 176; (5) Prov 30, 5; (6) São Pedro de Alcântara, Tratado da oração e da meditação I, 4; (7) cfr. Mc 10, 46 e segs.; (8) cfr. Mt 15, 21 e segs.; (9) Santa Teresa, Vida, 8, 3; (10) cfr. São Josemaría Escrivá, Sulco, n. 470; (11) ib., n. 222; (12) ib., n. 481.

(Fonte: Website de Francisco Fernández Carvajal) 

Sem comentários: