Na tarde de ontem, quarta feira, a terminar o Dia da Vida Consagrada, Bento XVI presidiu na Basílica de S. Pedro, à oração litúrgica de Vésperas, que contou com a participação de membros de congregações religiosas.
Na homilia o Papa convidou a ser ouvintes assíduos da Palavra, porque toda a sapiência de vida nasce da Palavra do Senhor.
Sobretudo nas sociedades mais desenvolvidas – disse depois Bento XVI – vivemos hoje uma condição marcada muitas vezes por uma pluralidade radical, por uma progressiva marginalização da religião na esfera publica, por um relativismo que toca os valores fundamentais. Isto – salientou depois o Papa - exige que o nosso testemunho cristão seja luminoso e coerente e que o nosso esforço educativo seja cada vez mais atento e generoso.
“A nossa acção apostólica, em particular torne-se empenho de vida que acede, com paixão perseverante, á Sapiência como verdade e como beleza, esplendor da verdade.
Bento XVI concluiu a sua homilia dirigida de maneira especial ás pessoas consagradas, com o seguinte convite: “saibais orientar com a sapiência a da vossa vida, e com a confiança nas possibilidades inesgotáveis da verdadeira educação, a inteligência e o coração dos homens e das mulheres do nosso tempo, para a boa nova do Evangelho”.
O Dia do Consagrado, inserido na Semana com o mesmo nome, celebra-se a 2 de Fevereiro, data em que a Igreja assinala a festa da Apresentação do Senhor, durante a qual se evoca o momento em que Cristo, 40 dias após o seu nascimento, foi oferecido a Deus pelos pais, em rito previsto nos preceitos religiosos judaicos.
(Fonte: site Rádio Vaticano)
Sem comentários:
Enviar um comentário