Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Saudosismo

Não, não é verdade que os portugueses vivam hoje pior do que antes do 25 Abril embora quase metade (46% !) esteja aparentemente convencida que Sim.

E não foi apenas a conquista da liberdade (que não tem preço!). No acesso à educação, saúde, segurança social, na rede de estradas e transportes, vivemos hoje incomparavelmente melhor. Quem tiver dúvidas basta consultar as séries de indicadores económicos e sociais da Pordata ou ler alguns dos livrinhos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Está lá, preto no branco: o país que somos e o país que fomos. 

É ainda menos verdade que vivamos pior do que antes da adesão à Comunidade Europeia ( já quanto ao pós-euro é outra conversa…) . Mas nós, jornalistas, deveremos questionarmo-nos sobre o porquê destas duas mentiras parecerem verdade a tanta gente.
 

Mas há mais. Os números do inquérito, ontem divulgados pelo projecto Farol, são um murro no estômago. 76% dos portugueses não confia nos tribunais, 94% nos políticos, 90% nos governos ( quaisquer que eles sejam), 84% na Assembleia da Republica, 75% na própria Administração.
 

Não estamos apenas a ser alvo de uma crise de confiança dos mercados internacionais. A dura realidade é esta enorme crise de desconfiança interna: os 78% de portugueses que acham que estamos a caminhar na direcção errada e os quase 70% que não vêem qualquer estratégia de desenvolvimento.
 

Não adianta fingir que não vemos. O país não está apenas em crise económica, há uma outra crise estrutural e de regime. Uma mistura de desconfiança e saudosismo. E, em política, essa é uma mistura perigosa.

Graça Franco

(Fonte: site Rádio Renascença)

Sem comentários: