Em tempos de relativização dos valores humanos, a Arquidiocese de São Paulo realizou uma importante contribuição nas discussões que dizem respeito à defesa da dignidade da vida humana divulgando textos do Arcebispo Metropolitano, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, onde o purpurado deixa clara sua posição e a posição da Igreja em relação ao aborto: “o direito à vida, primeiro direito de todo ser humanos, é absolutamente intocável e inegociável”.
Não se tratam, aqui, de argumentos religiosos. Como disse o Cardeal D. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, numa homilia, durante o período da Campanha da Fraternidade 2008, a defesa da vida é um argumento cidadão.
Na Página da Arquidiocese da capital paulista, o leitor pode conferir uma série de artigos, declarações e entrevistas do Cardeal Scherer, publicados na imprensa ao longo dos últimos anos. São textos que deixam bastante claro que “a defesa da vida, acima de tudo, é uma questão de direitos humanos e interessa a todos os cidadãos, sejam eles crentes ou não-crentes”.
Ao ser questionado se a legalização do aborto não seria sinal de conquista de uma sociedade moderna para o Brasil, D. Odilo garantiu que não poderia entender como “conquista” apreciável da sociedade “uma prática que lesa a dignidade humana no direito mais fundamental dos seres humanos, que é o direito à vida”. “Não é sinal de avanço na cultura e na civilização. É sinal de crise ética preocupante e de fragilização da cultura”, afirmou o purpurado.
Para poder aceder aos textos, visite o site da Arquidiocese em:http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/artigos/2010/artigos_100917_artigo_00.htm
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário