Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

«Bento XVI vai falar ao coração dos ingleses»

Presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales antecipa visita do Papa a terras britânicas

A duas semanas da visita de Bento XVI ao Reino Unido, a Igreja inglesa encara a presença do Papa como "um momento muito importante para a vida da fé".

D. Vincent Nichols, presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, declarou, em entrevista à Rádio Vaticano, que "espera a sua visita com alegria e com grande participação" e classifica o Papa como um "responsável elegante, cheio de respeito por todos, que será recebido pelas pessoas com um entusiasmo crescente".

O prelado espera que da visita surjam frutos ecuménicos, nomeadamente na relação com a Igreja Anglicana.

A este respeito, o antigo líder da Igreja Anglicana, arcebispo George Carey já disse, numa mensagem divulgada pela Rádio Vaticano, que o "Bento XVI será bem-vindo na Grã-Bretanha" sublinhando o papel positivo da Igreja Católica para a sociedade britânica.

O programa prevê uma reunião entre Bento XVI e Rowan Douglas Williams, actual Arcebispo de Cantuária, “devido ao momento delicado que atravessam as relações entre as duas Igrejas”, refere D. Vincent Nichols. O segundo momento será na Abadia de Westminster, onde o Papa irá rezar com todos os cristãos desse país.

"Há católicos de diversos ritos, há muitas Igrejas diferentes e vão todos estar juntos, nessa oração da noite", acrescenta ainda o prelado, que ocupa também o cargo de arcebispo de Westminster.

Uma das principais iniciativas oficiais de Bento XVI, em terras britânicas, será a beatificação do Cardeal Newman.

D. Vincent Nichols classifica aquele acontecimento como "um momento histórico por se tratar da primeira vez, em 500 anos, que uma pessoa é beatificada sem ter sido mártir".

O arcebispo considera Newman como "uma figura importante na cultura inglesa" e a sua passagem da Igreja Anglicana para a Igreja romana foi "uma coisa maravilhosa o para seu tempo", acrescenta.

"Newman tinha a capacidade de explicar o caminho da fé. É certamente uma figura importante, ao nível da cultura e da educação".

Por todas estas razões, "esta beatificação é muito importante", sustenta ainda D. Vincent Nichols.

Sobre o programa da visita de Bento XVI, o Vaticano emitiu hoje um comunicado onde marca para dia 10 a revelação de mais pormenores sobre o evento, através do responsável pelo gabinete de comunicação da Santa Sé, o padre Federico Lombardi.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: