No próximo 26 de Agosto próximo celebra-se o centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá. Em comemoração dessa data o governo indiano proclamará este dia como "Dia Nacional dos Órfãos", conforme informações enviadas à Agência Noticiosa da Santa Sé ‘Fides’.
Segundo informações da Igreja local, foi enviada à ONU uma petição, que se espera venha a ser aceite, a favor da instituição de um "Dia Mundial dos Órfãos". Madre Teresa nasceu em Skopje, na Macedónia, em 26 de Agosto de 1910 e faleceu em 5 de Setembro de 1997 em Calcutá na sequência de uma paragem cardíaca.
Faltando poucos meses para a celebração do centenário, o governo e a Igreja indiana estão trabalhando na preparação da mesma. No dia 26 de Agosto, realizar-se-á uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Ranchi, Cardeal Telesphore Placidus, na Casa Central das Missionárias da Caridade, em Calcutá que contará com a presença de Irmã Prema, a religiosa alemã que hoje é a superiora geral da congregação fundada pela Madre Teresa.
Na capital Nova Deli, confirmam as fontes da agência ‘Fides’, será construído um monumento em homenagem a Madre Teresa e uma sala de conferências e encontros serão dedicados à religiosa. O presidente indiano Pratibha Patil participará das comemorações em Nova Deli, em 28 de Agosto, e o governo mandará cunhar uma moeda especial, assinala a nota da agência da Santa Sé.
As iniciativas que serão realizadas pela Igreja indiana e pelas Missionárias da Caridade são várias, sobretudo, na Arquidiocese de Calcutá. A Comissão especial de preparação ao evento, presidido pelo Arcebispo de Calcutá, D. Lukas Sirkar sdb, prevê actividades litúrgicas e culturais. Uma novena de preparação (de 17 a 25 de Agosto) realizar-se-á em todas as paróquias da diocese e será seguida por outra (de 27 Agosto a 4 Setembro) que culminará na festa da Beata, 5 de Setembro, sendo o novo Núncio Apostólico na Índia, D. Salvatore Pennacchio a presidir a uma solene Eucaristia.
Também estão sendo preparadas várias iniciativas culturais: a realização de uma mostra itinerante sobre a vida e a espiritualidade de Madre Teresa, um simpósio internacional em Calcutá, no dia 4 de Setembro próximo, uma mostra fotográfica (aos cuidados do famoso fotógrafo Raghu Rai), um festival e um concurso artístico.
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário