O jogador de futebol Andrés Iniesta, autor do golo com o qual a selecção da Espanha conseguiu seu primeiro título mundial, tem uma promessa a cumprir: Converter-se em peregrino e percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.
Conforme informou o diário desportivo espanhol Marca, meses antes do Campeonato Mundial da África do Sul 2010, os integrantes da selecção espanhola entregaram a este meio de comunicação em um envelope fechado a promessa que cumpririam caso alcançassem o título mundial.
A Marca abriu os envelopes depois do histórico triunfo do Domingo e junto às descabeladas promessas de alguns jogadores de futebol, Iniesta, Fernando Torres e Carlos Marchena ofereceram ir a pé até à Catedral de Santiago de Compostela, onde repousam os restos do Apóstolo São Tiago o Maior.
Iniesta revelou sua promessa numa entrevista anterior ao Mundial. Em declarações ao Canal Plus Liga disse que faria o caminho de Santiago "seja como for... eu o fá-lo-ei!". Na mesma ocasião, o jogador Sergio Busquets manifestou o mesmo desejo.
Hoje os meios de informação espanhóis recordaram a promessa de Iniesta e embora não se saiba qual itinerário seguirá nem quando o percorrerá, algumas pessoas apostam que muitos peregrinos estariam felizes e dispostos a compartilhar a experiência com o avançado central do Barcelona, clube do qual é jogador.
O Caminho de Santiago é um percurso percorrido por peregrinos procedentes de Espanha e de toda a Europa para chegar à cidade de Santiago de Compostela, onde se veneram as relíquias do apóstolo São Tiago o Maior. Este ano, Compostela receberá a 6 de Novembro a visita do Papa Bento XVI com ocasião do Ano Santo Compostelano 2010 que se celebra cada vez que o dia 25 de Julho, data em que a Igreja celebra a memória de São Tiago Apóstolo, é Domingo. O próximo será no ano 2021.
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário