Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Temas para reflexão

Espírito Santo e a Fé

Ainda que o assentimento da Fé não seja um movimento cego da alma, ninguém, contudo, pode aderir à pregação evangélica - como é necessário para salvar-se - sem a iluminação e a inspiração do Espírito Santo, que dá a todos suavidade em consentir e crer a verdade. Por isso a Fé é em si mesma - ainda que não actue pela caridade (cfr. Gal 5, 6) - Dom de Deus e o seu acto é uma obra que pertence à salvação; por este acto o homem presta ao próprio Deus obediência livre, consentindo e cooperando com a Sua Graça, a que poderia resistir.

(CONCÍLIO VATICANO I, Constituição Dogm. Dei Filius, cap. 3, Dz - Sch, nr. 3010)

MÊS DE NOSSA SENHORA

Santo Rosário: Mistérios Luminosos
2º Mistério: As Bodas de Caná


Em Caná da Galileia mostra-se só um aspecto concreto da indigência humana, aparentemente pequeno, e de pouca importância: Não têm vinho. Mas isto tem um valor simbólico. O ir ao encontro das necessidades do homem significa, ao mesmo tempo, a sua introdução no raio de acção da missão messiânica e do poder salvífico de Cristo. Por conseguinte, dá-se uma mediação: Maria põe-se entre seu Filho e os homens na realidade das suas privações, indigências e sofrimentos. Põe-se "no meio ", ou seja, faz de mediadora não como uma pessoa, estranha, mas no seu papel de mãe, consciente de que como tal pode - melhor "tem o direito de" - tornar presente ao Filho as necessidades dos homens.

(JOÃO PAULO II, Encíclica Redemptoris Mater, 25.03.1987, nr 20)

Sem comentários: