… que impele a anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus a quem o não conhece ou dele se afastou
Vídeo em espanhol
Na audiência geral desta quarta-feira, na Aula Paulo VI, Bento XVI falou de São Domingos de Gusmão. Contemporâneo de S. Francisco, também ele contribuiu para a renovação fundamental da Igreja do seu tempo fundando a Ordem do Pregadores, ou Dominicanos.
Estas as palavras do Santo Padre falando em português:
Queridos irmãos e irmãs,
O bem mais precioso que as pessoas têm direito e necessidade de conhecer e amar é Cristo. Por isso, no coração da Igreja, deve arder sempre um fogo missionário, que impele a anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus a quem o não conhece ou dele se afastou. Este fogo ardia no coração do sacerdote e pregador Domingos de Gusmão, que nele incendiou os companheiros movidos pela mesma aspiração, dando início à Ordem dos Pregadores ou Dominicanos. Para o bom sucesso da missão evangelizadora, recomendou-lhes a vida comunitária em pobreza e o estudo como preparação ao apostolado. A vivência destes dois valores dá ao pregador a coerência com a verdade de Deus que anuncia. Para ganhar o coração dos ouvintes, São Domingos contava com a terna devoção à Virgem Mãe, que depois tomaria a forma da recitação do terço, e com a fecunda retaguarda espiritual das monjas contemplativas.
Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos, com votos de que a vossa visita ao lugar da Confissão de Pedro seja rica de graças e luzes do Alto, que vos ajudem a ser sempre autênticas e incansáveis testemunhas de Cristo. Em seu Nome, dou-vos a minha Bênção, extensiva a vossos familiares e comunidades cristãs.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário