Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Visita de Bento XVI à Sinagoga de Roma neste Domingo dia 16, uma etapa importante do diálogo judaico - cristão


Vídeo em espanhol

Na tarde deste Domingo, 16 de Janeiro, o Papa Bento XVI efectua uma visita á Grande Sinagoga de Roma, repetindo assim o gesto efectuado há mais de 20 anos pelo seu predecessor João Paulo II. O Santo Padre será acolhido pelo presidente da Comunidade Judaica de Roma, Riccardo Pacifici, e pelo presidente das Comunidades Judaicas italianas, Renzo Gattegna.

A comunidade judaica romana é a mais antiga do mundo ocidental, e os judeus italianos recorrem a um ritual religioso e pronúncias próprias.

Além da sinagoga de Roma, Bento XVI visitará o Museu Judaico. É a primeira vez na história da Igreja que um Papa visita um museu judaico.

Ele verá a exposição Et ecce gaudium, sobre os judeus romanos e a cerimonia de eleição dos pontífices. Será inaugurada neste Domingo e permanecerá patente ao publico até 11 de Março .

Estarão expostas valiosas peças medievais, usadas pela comunidade judaica para dar as boas-vindas ao novo pontífice eleito e reconhecê-lo como bispo da Cidade Eterna. Na Idade Média, depois de ser eleito, o Papa ia, a cavalo, do Vaticano à basílica de São João de Latrão, a Igreja catedral de Roma em parada solene.

A comunidade judaica era encarregada de decorar a parte daquele percurso entre o Arco de Tito e o Coliseu. Tradicionalmente, eram usados tapetes, tecidos finos feitos com um fundo de grandes decorações com figuras simbólicas e pergaminhos com alguns lemas e citações bíblicas. Estas peças – provas de um capítulo importante das relações entre a Igreja Católica e a comunidade judaica - estarão expostas na exposição que será visita este Domingo por Bento XVI.

Alguns pergaminhos estão bem conservados, como as cartas de boas-vindas aos pontífices Clemente XII (1730), Bento XIV (1740) Clemente XIII (1758), Clemente XIV (1769) e Pio VI (1755).

Domingo, na inauguração da mostra, está confirmada a presença do grão-rabino de Roma, Riccardo Di Segni, conforme foi anunciado em conferencia de imprensa pela directora do Museu, Daniela di Castro.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: