A Igreja portuguesa está mobilizada na recolha de ajudas para as vítimas do sismo de há uma semana, no Haiti. Além das recolhas nas igrejas, várias contas disponibilizadas pelas principais instituições de solidariedade estão a reunir fundos para reconstruir aquele que já era o país mais pobre das Caraíbas. No terreno, entre a destruição também se encontram sinais de esperança: foram retirados dos escombros mais de 90 sobreviventes até ao momento.
O Patriarcado de Lisboa disponibilizou 20 mil euros para as vítimas do sismo no Haiti. O montante é oriundo do projecto Igreja Solidária e já foi transferido para a conta Caritas Ajuda Haiti.
Com este gesto, o Patriarcado pretende dar um sinal de solidariedade e comunhão fraterna para com os cidadãos daquele país mártir. É um valor a somar aos 25 mil já doados pela Diocese do Porto.
Além desta ajuda, celebra-se hoje, às 19h00, uma missa pelas vítimas da catástrofe, na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa.
A celebração, iniciativa da Caritas, será presidida por D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social. O dinheiro do ofertório será doado inteiramente às vítimas do sismo.
Em Setúbal, também todos os ofertórios do próximo Domingo serão destinados a este fim.
O Patriarcado lembra, contudo, que a dimensão da catástrofe não permite ficar por aqui e deixa um apelo à generosidade de todos a favor de quem neste momento atravessa uma fase do maior sofrimento, pela perda dos seus entes queridos, de bens e também da esperança.
Além da conta Caritas Ajuda Haiti - NIB 0035 0697 00630007530 53 -, poderá ainda ser utilizada a conta Igreja Solidária – NIB 0007 0000 00738184551 23.
Mais informações estão também disponíveis em http://wwwigreasolidaria.org.
(…)
(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença na sua edição de 19.01.2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário