O Vaticano está a promover um inquérito dirigido aos cerca de 408 mil padres existentes no mundo sobre a utilização das novas tecnologias.
Sabe-se que muitos padres animam sites, blogues ou retiros espirituais pela Internet, mas não há dados sistematizados sobre o assunto, pelo que o inquérito, lançado em Outubro.
A iniciativa, denominada “Picture”, é apoiada pela Congregação para o Clero. O questionário, disponível – naturalmente – na Internet, resultou de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Lugano e a Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma.
O inquérito, anónimo e disponível em seis línguas (entre as quais o português), pretende conhecer as competências tecnológicas dos padres, a natureza e a frequência das suas actividades na Internet, os equipamentos e programas utilizados e, genericamente, a relação com os novos mundos digitais. Os resultados serão conhecidos em Maio.
O tema do 44.º Dia das Comunicações Sociais no próximo ano será precisamente dedicado ao tema “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da palavra”.
(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença, edição de 23.12.2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário