Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Partidos são das instituições mais corruptas em Portugal

Portugal voltou a descer no ranking anual sobre a percepção da corrupção, segundo um relatório hoje divulgado pela organização Transparency International (TI), segundo o qual os partidos políticos são das instituições mais corruptas.

O país obteve 5,8 pontos, numa escala de zero (altamente corrupto) a dez (altamente limpo), contra 6,1 pontos no ano passado, caindo da 32ª para a 35ª posição, entre 180 países avaliados.

Desde 2005 que o país tem vindo a baixar na lista. (N. JPR - Governo Sócrates) O novo relatório da Transparecy International é divulgado numa altura em que o combate à corrupção reentrou na agenda política e o processo Face Oculta continua a fazer manchetes nos jornais.

Uma primeira análise ressalta que em Portugal, há a percepção de que os partidos políticos são dos organismos com maior índice de corrupção: numa escala de 1 a 5, os inquiridos consideram que os partidos políticos se situam no ponto 4, ou seja, muito perto do máximo de corrupção.

Portugal ocupa neste ranking relativo aos partidos uma posição muito semelhante a Itália.

Entre os dados disponíveis, a reter o facto de serem os países afectados pela guerra como os que evidenciam maiores sinais de corrupção, como o Afeganistão e o Iraque.

A Nova Zelândia surge, este ano, como o país com menor índice de corrupção, ultrapassando a Dinamarca que agora surge na segunda posição.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Sem comentários: