Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 12 de setembro de 2009

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo Hilário (cc. 315-367), Bispo de Poitiers e Doutor da Igreja
Comentário sobre o salmo 126, PL 9, 696 (a partir da trad. de Solesmes, Lectionnaire, t. 2, p. 877 rev.)

«A torrente arremessou-se contra aquela casa, mas não a abalou»

«Se não for o Senhor a edificar a casa, em vão trabalham os construtores» (Sl 126, 1). «Vós sois o templo de Deus e o Espírito de Deus habita em vós» (1 Cor 3, 16). A esta casa que é o templo de Deus, cheio de ensinamentos e graças de Deus, a esta morada que contém a santidade do coração de Deus, prestou o mesmo profeta a seguinte homenagem: «O Teu templo é santo, maravilhoso de justiça» (Sl 64, 6 Vulg). A santidade, a justiça, a castidade do homem são um templo para Deus.

Esta casa deve, pois, ser construída por Deus. Uma construção edificada pelo trabalho dos homens não dura; o que é instituído segundo as doutrinas deste mundo não se mantém; os nossos esforços vãos e os nossos cuidados atentos são guardiões inúteis. É necessário construir de outra forma, proteger esta casa de outra maneira. Não se deve alicerçá-la sobre o solo, sobre uma areia fluida e deslizante; há que colocar os alicerces sobre os profetas e os apóstolos.

Há que edificá-la com pedras vivas, sustentá-la na pedra angular, fazê-la crescer por montagens graduais até ao homem perfeito e à estatura do corpo de Cristo (1 Ped 2, 5; Ef 2, 20; 4, 12-13). Há que decorá-la com o brilho e a beleza das graças espirituais. Se ela for assim edificada por Deus, isto é, segundo os Seus ensinamentos, não se desmoronará. E esta casa desdobrar-se-á em várias outras, porque tudo aquilo que cada fiel edificar trará proveito a cada um de nós, para o embelezamento e o crescimento da cidade bem-aventurada.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: