Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Semana da Mobilidade Humana destaca comunidade brasileira

Decorre de hoje até sexta-feira a Semana da Mobilidade Humana, marcada pelo apelo à não discriminação. Este ano, os imigrantes brasileiros recebem uma atenção especial.

A Semana tem como ponto alto a Peregrinação de Agosto ao Santuário de Fátima, dedicada aos migrantes. As celebrações serão presididas pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (Brasil) e responsável pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior, Alexandro Ruffinoni.

Mas nem só brasileiros se deslocam a Fátima por esta altura. Os espanhóis e os italianos costumam ser os estrangeiros mais presentes no Santuário. Ainda assim, is empresários hoteleiros queixam-se da falta de quartos alugados.

“As pessoas, se puderem poupar 5€ num quarto, poupam e vão dormir a uma residencial ou pensão ou hotel de categoria inferior. Um hotel de três estrelas não consegue neste momento ter um grupo de espanhóis, por causa do preço”, explica um hoteleiro contactado pela Renascença.

Fontes do Santuário referem, por outro lado, dizem que o número de grupos inscritos para a Peregrinação de Agosto está dentro da normalidade - 28 grupos.


Brasileiros em Portugal não pensam em regressar

São cerca de 50 mil e vivem em Portugal há mais de 10 anos. Os brasileiros que integram este grupo identificam-se com o país que os acolheu, Portugal, e admitem que regressar à origem não faz parte dos seus planos.

O início foi difícil – viveram as dificuldades de quem se aventura num país estranho – e a crise veio acentuar os obstáculos.

Os pedidos de ajuda acumulam-se, por isso, na Casa do Brasil, confirmou à Renascença Carlos Vianna, vice-presidente da instituição. Mas os que conseguem superar as adversidades acabam por querer ficar e essa é uma tendência cada vez mais marcante.

Carlos Vianna realça o espírito positivo dos brasileiros e os seus efeitos benéficos na melancolia do português comum.


(Fonte: site Rádio Renascença)

Sem comentários: