Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 26 de julho de 2009

Um jesuíta no reino do dragão


No próximo ano, 2010, celebra-se o quarto centenário da morte de Matteo Ricci, missionário jesuíta que viajou pela China. Foi um dos grandes evangelizadores do cristianismo naquele país onde abriu o caminho à inculturação da mensagem cristã e teve uma grande transcendência cultural pelo diálogo que conseguiu entre Oriente e Ocidente. Por isso foi apresentado no Vaticano o documentário “Matteo Ricci, um jesuíta no reino do dragão” que mostra a vida desse missionário no oriente.

60 minutos de filme gravados entre Itália e China que contam com o patrocínio da Cúria Generalícia da Companhia de Jesus e da diocese italiana de Macerata, lugar onde nasceu Matteo Ricci. Gjon Kolndrekaj, que é o responsável por esse documentário, obteve a permissão do governo chinês para entrar livremente e gravar em lugares tais como a Cidade Proibida. É o primeiro director que consegue isso. Kolndrekaj conta o que encontrou em Ricci:

Para comemorar o aniversário de Matteo Ricci Bento XVI divulgou uma mensagem falando da pessoa desse jesuíta que como disse o Papa, “continua sendo também hoje um modelo de encontro benéfico entre a civilização europeia e a chinesa”.

“Porque me fascinou como pessoa, primeiro como homem, segundo como homem de fé e é esta consciência e conhecimento que quis transmitir, a grandeza que todos os homens tendo boa vontade podemos realizar”.

“Levou a nossa fé como testemunha a um povo que não a conhecia, porém também fez com que a Europa conhecesse aquele povo. Isso é extraordinário porque significa uma intercomunicação que se realizou graças à suas capacidades logísticas. Por isso creio que um personagem assim será recordado pelas futuras gerações”.

(Fonte: H2O News)

Sem comentários: