Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 3 de maio de 2009

Navegar e viver a própria fé


EDHEC promove há 40 anos uma iniciativa muito interessante: organizar, com todos os jovens que o desejam, uma regata partindo de um porto francês. Este ano, as capelanias das grandes escolas e universidades católicas pensaram em participar com três barcos, não para fazer proselitismo, mas para participar realmente todos juntos, e mostrar uma presença da Igreja lá onde os jovens de ambos os sexos estudam, divertem-se e se relaxam.

O mar é um elemento essencial. No Evangelho, existem muitos trechos consagrados ao mar: a maior parte dos apóstolos é formada por pescadores; Cristo utiliza um barco para afastar-se da margem e falar à multidão, anunciando-lhe a Boa Nova; é ele quem convida a “Tomar o largo!”. Trata-se de um simbolismo completamente cristão. Além disso, muitas vezes quando se faz referência ao conjunto dos cristãos, fala-se do barco da Igreja. Um barco que, algumas vezes, enfrenta dificuldades, confronta-se com tempestades, mas que aguenta firme. E isso é muito importante. Finalmente podemos dar relevo a este simbolismo bíblico.

Vim para participar da largada da regata de EDHEC. Muitos me pediram para abençoar os equipamentos. Aparentemente há 160 embarcações. É magnífico!

Bom, sou o Bispo de La Rochelle et Saintes... “ah, bom dia, eu sou o bispo!”...uma bênção é, antes de mais nada, um modo para dar graças a Deus. É uma tradição marítima. Penso que seja necessário protecção. O mar é sempre um ambiente perigoso e os pescadores podem sempre ser surpreendidos por uma tempestade; todos aqueles que o atravessaram, que navegaram os oceanos por séculos tiveram que enfrentar dificuldades. E isso servia para colocar-se sob a protecção de Deus. Mas sabe-se que Deus não deve ser confundido com a meteorologia.

Vocês estarão entre os primeiros...Senhor, acolhe as nossas orações: nós vos imploramos a Tua bondade sobre estas embarcações e suas tripulações. Possa o seu cruzeiro decorrer na alegria e no companheirismo e possam elas chegar a um bom porto. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém! . Em nome do Pai e do Filho...

Fizemos de tudo por aqueles que queriam uma bênção. Et voilà! Estou muito feliz porque percebi que as pessoas estavam muito satisfeitas de serem abençoadas...

Então, Boa regata!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Amém...

Faço-vos os melhores votos para esta regata!


http://www.lejourduseigneur.com/

Sem comentários: