Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Papa em L’Aquila a 1 de Maio

Bento XVI deverá visitar a 1 de Maio a região italiana de Abruzzo, área que foi atingida por um terramoto no último dia 6 de Abril.

A data é, de momento, apenas uma hipótese, mas a Santa Sé está a trabalhar para que a visita ocorra nesse dia. O sismo deixou 294 mortos e mais de 50 mil desalojados.

Na semana passada, durante a audiência geral, o Papa manifestara a sua intenção de visitar as populações atingidas pela tragédia assim que fosse possível.

A tragédia da cidade italiana de L'Aquila marcou a Semana Santa de 2009, com várias referências e gestos de solidariedade do Papa e do Vaticano. Na Sexta-feira Santa, com um indulto especial do Vaticano, teve lugar o funeral de Estado das vítimas do sismo. A cerimónia foi presidida, em nome de Bento XVI, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

No início da celebração, o secretário pessoal do Papa, Mons. Georg Gänswein, leu a mensagem de Bento XVI, o qual referia que “em momentos como este, a fé permanece fonte de luz e de esperança”.

"Estou certo – acrescentou – de que com o empenho de todos se poderá fazer face às necessidades mais urgentes", garantindo que a Igreja estará na linha de frente com as instituições italianas na assistência às vítimas.

Bento XVI pediu a Deus para que todos tenham a coragem de continuar a esperar, sem ceder ao desconforto.

Entretanto, o Departamento diocesano das Comunicações Sociais de Roma informou que o Papa, além do cálice para a celebração da Missa, doou ao arcebispo de L’Aquila, D. Giuseppe Molinari, uma oferta especial para as necessidades mais urgentes. Além disso, no Domingo de Páscoa, em nome de Bento XVI, as crianças alojadas nas tendas provisórias receberam ovos de Páscoa.

A Via-Sacra a que o Papa presidiu na Sexta-feira Santa foi outra ocasião para recordar as vítimas do sismo que atingiu a Itália: “Pedimos que nesta noite escura se levante, para eles também, a estrela da esperança, a luz do Senhor ressuscitado".

Antes, no final da Eucaristia de Quinta-feira Santa, em que foram benzidos os óleos dos catecúmenos, dos doentes e o crisma - que a Igreja usa depois durante o ano, o Papa lembrara o Arcebispo de L'Aquila e o seu clero, que por causa do violento terramoto não celebraram a Missa Crismal.

Num sinal de "profunda comunhão e proximidade espiritual", Bento XVI anunciou que parte dos óleos benzidos na Basílica de São Pedro serão destinados às zonas abaladas pelo sismo, um gesto sublinhado com uma longa salva de palmas pelos presentes.

"Possam estes óleos santos acompanhar o tempo do renascimento e da reconstrução, sarando as feridas e sustentando a esperança", disse.

Internacional Octávio Carmo 16/04/2009 16:11 2657 Caracteres 37 Bento XVI


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: