Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

4300 estudantes universitários com Bento XVI

De Domingo de Ramos ao Domingo da Ressurreição, 4300 estudantes universitários estão em Roma para participar no congresso UNIV e acompanhar Bento XVI durante as celebrações da Semana Santa.

A 42ª edição do Congresso UNIV tem o tema: “Universitas: um saber sem fronteiras”. Iniciado com o alento de São Josemaría Escrivá, propõe aos estudantes uma jornada de debate académico e diversos eventos culturais (concertos, visitas a museus e encontros com especialistas) em Roma.

Bento XVI, nos seus discursos na Universidade de Ratisbona e de La Sapienza de Roma, convidou a superar o medo de dizer a verdade nos campos moral, científico, humanístico e social. A ideia de verdade não é contrária à liberdade pessoal de cada um, nem ao respeito pelas crenças.

O UNIV 2009 pretende propor a reflexão sobre esses pressupostos, através de um diálogo real entre pessoas e entre saberes na universitas: entre fé e razão, entre ciência e revelação, entre técnica e ética, entre crentes e não crentes.

Na Terça-feira Santa, Bento XVI receberá em audiência os participantes do congresso. Papa, que sempre se interessou pelo mundo académico, poderá dirigir-se aos quatro milhares de estudantes de mais de 200 centros universitários.

Giovanni Vasallo, estudante da Universidade de La Sapienza (Roma) e porta-voz do Congresso UNIV assinalou que “reunir-se com estudantes de 200 universidades é uma oportunidade única".

"Como encara um asiático os estudos? Que visão do mundo partilho com um africano? É a ocasião propícia para responder a estas perguntas. Roma é uma cidade que facilita a abertura a outras culturas”.

Sobre o encontro com o Papa, Vasallo disse que “ele é um universitário. Imagino que quando receber os 4300 estudantes haverá uma sintonia especial. Queremos mostrar-lhe que o admiramos pela abertura sincera à verdade e pela valentia ao enfrentar todos os problemas do homem”.

“Aproveitando o título do congresso, diria que o interesse do Papa pelo saber não tem fronteiras nem preconceitos. Faz perguntas incómodas, aponta possíveis soluções... enfim, o discurso de Bento XVI é um desafio fascinante para qualquer universitário”.

Nas suas 42 edições, o UNIV levou a Roma mais de 90.000 universitários. Para esta edição, vêm de países como os Camarões, Japão, Cazaquistão, Trindade e Tobago, Estónia, Finlândia ou Austrália.

Internacional Opus Dei 06/04/2009 15:51 2357 Caracteres 75 Opus Dei


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: