O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, disse em Fátima que a Guiné-Bissau “já sofreu demasiado” e “merece ter a paz para poder proporcionar condições de dignidade para todos”.
O Arcebispo de Braga comentava os atentados que vitimaram o Presidente guineense, João Bernardo "Nino" Vieira, e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, general Tagmé Na Waié.
“Estou e estamos preocupados com estes acontecimentos, uma vez que a Guiné tem sido um território que ainda não encontrou um contexto para uma autêntica e verdadeira Paz”, disse D. Jorge Ortiga, à margem da reunião do Conselho Permanente da CEP.
Para este responsável, os últimos acontecimentos são “fruto e consequência de variadíssimos antagonismos”, acrescentando que os guineenses são "um povo que está a sofrer e a Igreja portuguesa sofre também com aquele povo”.
“Manifestamos comunhão e a nossa solidariedade com a Igreja que está na Guiné”, afirmou ainda D. Jorge Ortiga, que expressou o desejo de que este momento seja “para reencontrar a Paz”.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário