Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 17 de janeiro de 2009

Holocausto... mais de 60 anos depois

nome masculino

1.
RELIGIÃO sacrifício em que a vítima era totalmente consumida pelo fogo

2.
RELIGIÃO vítima oferecida neste sacrifício

3.
HISTÓRIA [com maiúscula] massacre, sobretudo de judeus, levado a cabo nos campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial

4.
matança de um grande número de seres humanos, massacre, chacina

5.
figurado imolação; expiação

6.
figurado abdicação da vontade própria

(Do gr. holókauston, «holocausto», pelo lat. holocaustu-, «id.»)


Dicionário online da Porto Editora



do Lat. holocaustu -Gr. holókauston - kolós, vítima inteira + káío, queimos. m.,

sacrifício expiatório e de acção de graças, praticado pelos antigos Hebreus, por cremação total de um animal;

a vítima do sacrifício;

sacrifício em geral;

abdicação da vontade própria para satisfazer a de outrem;

grande chacina ou destruição da vida;

a causa de tal desastre;

o assassínio em massa dos Judeus pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial (nesta acepção, grafa-se com inicial maiúscula).


Dicionário Universal da Língua Portuguesa

Sem comentários: