Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Bento XVI na Audiência Geral de hoje “só o diálogo aberto pode orientar a Igreja”


Na audiência geral desta quarta-feira na Praça de S. Pedro, Bento XVI, na sua catequese falou de dois episódios que mostram a fidelidade de São Paulo á verdade do Evangelho. O primeiro é o Concilio de Jerusalém onde se tratou se era licito exigir a circuncisão aos gentios que chegam á fé. Ali recebeu aprovação a pregação de Paulo, sobre a liberdade em relação ás obrigações da lei judaica. Exortando a não esquecer os pobres, o Concilio salientou que a liberdade cristã não se confunde com a libertinagem, mas que se realiza no serviço autêntico aos irmãos, especialmente os mais necessitados. Além disso, a colecta que São Paulo organizou para os pobres de Jerusalém era expressão da divida que as comunidades por ele fundadas tinham, em relação á Igreja que lhes oferecera o dom do Evangelho.O segundo episódio é o incidente, em Antioquia, entre Pedro e Paulo, causado pela decisão do primeiro, de não sentar-se á mesa com os cristãos de origem pagã para não escandalizar aqueles de origem judaica.

Em troca, Paulo defendia o valor universal da salvação que se oferece a todos, judeus e pagãos, visto que a justificação não é obra da Lei mas da fé em Cristo. Sem dúvida, pouco depois, na sua carta aos Romanos e perante uma situação semelhante, São Paulo recomendará aos fortes na fé que não assumam alimentos impuros se isto é causa de escândalo para os mais débeis.

Escutemos agora a saudação de Bento XVI em língua portuguesa :

Amados Irmãos e Irmãs,

Aos peregrinos de língua portuguesa que vieram de Portugal e do Brasil, saúdo cordialmente com estima e sincero afecto. Seguindo os passos da Catequese de hoje, faço votos por que possais acompanhar, unidos às intenções do Papa, as celebrações e o desenrolar da décima segunda Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, subordinada ao tema: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. ‘Todo Concílio e Sínodo é, com efeito, um evento do Espírito’. Por isso, ajudados pelos dons do Altíssimo, confiamos no sucesso deste significativo acontecimento eclesial. Que Deus vos abençoe!

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: